Futebol Brasil

No Dia da Mentira, Íbis pode alcançar classificação inédita no Estadual

Para muitos, deve parecer uma mentira digna do famoso 1º de abril. Mas a folclórica data deste sábado, na verdade, pode marcar a classificação inédita do “pior time do mundo” para a segunda fase do Campeonato Pernambucano. Sim, o tradicional Íbis vive nova fase, com o aumento de receitas graças ao engajamento digital, e chegou à última rodada vivo na briga pela vaga.

Mas a situação não é exatamente confortável. Ao mesmo tempo, o Pássaro Preto também pode ser rebaixado. Afinal, apenas dois pontos separam, hoje, o sexto (Central, com 14) do 11º colocado (Maguary, com 12 pontos). O Íbis também soma 12 e está fora da zona de degola por ter um número de vitórias maior do que o adversário direto (três contra duas).

De fato, a façanha da classificação é bastante difícil, por depender de outros resultados e, principalmente, ter que derrotar o Retrô, que ocupa a segunda posição, atrás apenas do Sport. No entanto, o otimismo tomou conta do clube após a vitória por 3 a 1 sobre o Santa Cruz, no último domingo, no Arruda. Basta lembrar que havia 58 anos que o Íbis não superava o Tricolor.

“Olha, eu estava encabulado antes do (jogo) com o Santa. Mas meu time mostrou que tinha condições. Não foi por acaso que derrotamos eles. Fomos melhores no campo. Ficamos todos orgulhosos, mas sabemos que não vai ser fácil contra o Retrô, que está bem classificado e tem uma condição financeira muito boa”, avaliou o presidente Ozir Ramos Júnior.

Rival direto ’empresta’ campo

A propósito, consta na tabela que o Íbis joga a última rodada em casa. Mas, na prática, não é bem assim. Até dois anos atrás, o “pior time do mundo”, apelido oriundo da série sem vitórias na década de 80, amargava as condições precárias na Série B estadual. Por isso, ainda não conseguiu recursos suficientes para realizar melhorias em seu acanhado estádio, na cidade de Paulista.

Dessa forma, a rotina do Pássaro Preto é a de um verdadeiro nômade da bola. Neste sábado, o campo da vez será em Bonito, a 150km de casa. Curiosamente, é onde o Maguary, rival contra o rebaixamento, manda suas partidas. Ou seja, a expectativa é de que a arquibancada receba o povo local para torcer contra o… dono provisório da casa.

“Deve vir um pessoal nosso, umas caravanas, mas é pouca gente. O Íbis não tem muita torcida, não”, afirmou o presidente.

Aliás, o estádio Arthur Tavares só estará disponível porque o Maguary visita o Porto, em Caruaru. Mesmo assim, a princípio, o Íbis jogaria na Arena Pernambuco, mas a TV Globo solicitou que o palco da Copa do Mundo de 2014 recebesse Belo Jardim x Santa Cruz. Assim, terá estrutura para fazer a transmissão ao vivo para todo o estado de Pernambuco, já que o Santinha também briga pela vaga na segunda fase.

Sucesso digital ajuda nas contas

A diretoria sempre pagou as contas com a ajuda de alguns investidores e com as participações nas competições. Na era digital, no entanto, o inesperado sucesso veio em forma de irreverência.  A mascote, por exemplo, é chamada de Derrotinha. Além disso, há anos o Íbis usa as redes sociais para tirar sarro das equipes da Série A do Brasileirão que estão mal. E até mesmo para desafiá-las em tom satírico.

Íbis faz sucesso na web

Com isso, saltou para a 29ª posição nacional em um ranking digital divulgado pelo Ibope, em 2021. Estava à frente, assim, até mesmo do rival Náutico, com quase 800 mil seguidores entre Twitter, Instagram e Facebook. Uma marca extremamente expressiva para um clube pequeno.

Hoje, o patrocinador principal do Íbis é uma casa de apostas esportivas online, que ofereceu mais dinheiro que a anterior e fechou contrato para 2023. Dessa forma, a folha salarial, que nunca passou de R$ 35 mil, agora supera R$ 60 mil.

Claro, o elenco comandado pelo técnico Rafael Santiago ainda não conta com jogadores de renome. Mas há alguns que fizeram base no Palmeiras, como Clebson e Daniel, destacou o presidente Ozir. Aliás, a vitória sobre o Santa Cruz veio com dois gols de Thoni Brandão. O atacante de 1,91m, tem passagens por clubes da elite do futebol português e venezuelano.

Thoni Brandão (camisa 9, à direita) marcou 2 gols contra o Santa Cruz e pode classificar o Íbis – Evelyn / AssCom Santa Cruz FC

História do apelido

O apelido de “pior time do mundo” foi dado pela Revista Placar, em 1983. Na ocasião, o Íbis enfrentava uma péssima fase. Afinal, perdeu todos os jogos do campeonato de 1979. E, se não bastasse isso, foi o lanterna no Pernambucano de 1980, 1981 e 1982, mantendo o jejum de incríveis 55 jogos sem vitórias. Não havia registro de outra equipe de futebol com números tão negativos.

Apesar disso, o que chama a atenção é que a família Ramos jamais considerou desistir. O clube foi fundado, na década de 30, por Onildo Ramos, que passou para o filho, Omar, que por sua vez deixou a presidência nas mãos de seu filho Nilsinho. Todos já faleceram. E coube a Ozir, o outro neto de seu Onildo, não deixar a paixão pelo Íbis morrer.

A recompensa do esforço pode vir neste sábado, com uma inédita classificação. Ou, ao menos, com a permanência na elite.

“Meu avô, meu pai, meu irmão… com certeza vão estar presentes de alguma forma no jogo torcendo para o nosso Íbis”.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Andre Casado

Posts Recentes

Dirigente entrega o cargo e anuncia candidatura à presidência do Flamengo

A eleição presidencial do Flamengo, que acontecerá no final desse ano, já ganha caras na…

15 de maio de 2024

Presidente do Vasco, Pedrinho discursa na Câmara sobre reforma de São Januário

Aconteceu nesta quarta-feira (15) a primeira audiência pública na Câmara dos Vereadores sobre a reforma…

15 de maio de 2024

Xavi explica pouca utilização de Vitor Roque no Barcelona

O técnico do Barcelona, Xavi Hernández, deu o seu parecer sobre a pouca utilização do…

15 de maio de 2024

Presidente da CBF participa de reunião do Conselho da Fifa

Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF, participou da reunião do Conselho da Fifa, em Bangkok, na…

15 de maio de 2024

Jogos de hoje no Futebol

Confira as principais partidas que você pode acompanhar na telinha nesta quarta-feira (15/5). Libertadores, Sul-America,…

15 de maio de 2024

Cruzeiro x Unión La Calera: onde assistir, escalações e arbitragem

A bola vai rolar para mais uma partida da Copa Sul-Americana 2024. Afinal, nesta quinta-feira,…

15 de maio de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!