Em jogo histórico, Camarões conseguiu a sua vaga de maneira improvável. Depois de perder para a Argélia o jogo de ida em casa  por 1 a 0, nesta terça-feira (29) devolveu o resultado, vencendo por 1 a 0, gol de Choupo-Moting. Na prorrogação, os camaroneses ficaram na defesa e levaram um gol a três minutos do fim, de Touba. Mas, no último ataque, nos acréscimos, Ekambi marcou: Camarões 2 a 1. Por ter feito mais gols do que a Argélia como visitante, Camarões está classificado para o Qatar.

Veja aqui as seleções classificadas para a Copa do Qatar

Camarões chega, assim, à sua oitava Copa do Mundo (recorde entre os países africanos). A Argélia tentava a sua quarta classificação.

O atacante camaronês Choupo-Moting tenta sair da marcação dupla da defesa argelina- Daniel Beloumou/AFP via Getty Images

Primeiro tempo

A Argélia foi a seleção mais dominante. Mas quem seguiu para o intervalo em vantagem foi  Camarões. Aos 13 minutos, após cruzamento na área, o goleiro M’Bolhi (Antalyaspor-TUR), que estava com a bola quase dominada, se chocou com um zagueiro e a bola sobrou para Choupo-Moting (Bayern-ALE) chutar meio sem jeito , mas acertando o gol.

Segundo tempo

O selecionado argelino voltou muito pior. Lento, errando passes. E Camarões, mesmo jogando na defesa e apostando nos contra-ataques, teve tudo para fazer o segundo gol em duas oportunidades. Na melhor, Ekambi, chutou para defesa impressionante do goleiro M’Bolhi.  Caso fizesse 2 a 0, Camarões estaria classificado. Mas a bola não entrou.

Prorrogação

No tempo extra, o jogo virou. Só deu Argélia, que teve quatro grandes oportunidades claras e 89% de posse de bola contra um rival que queria apenas levar a decisão para os pênaltis. Aos cinco, o atacante Slimani (Sporting-POR) quase marcou de cabeça num lance bem parecido com o gol que fez no 1 a 0 da ida. Passou raspando. Aos dez, novo cruzamento e  Slimani mandou para a rede. Porém, o gol foi anulado pelo VAR (mão do atacante). Aos 15, Slimani teve grande chance na pequena área e o goleiro Onana (Ajax-HOL) salvou.

Nos 15 minutos do segundo tempo da prorrogação, a Argélia seguiu em cima. Benazzi em duas oportunidades fez Onana praticar milagres. E, de tanto tentar, a Argélia chegou ao gol. Aos 12 minutos, num escanteio pela esquerda, o francês naturalizado argelino Ghezzal (Besiktas-TUR) mandou a bola na cabeça do francês naturalizado argelino Touba (Waalwijk-HOL). Argélia classificada? Nada disso. A prorrogação teve acréscimos e, no último lance (19 minutos), após cruzamento de Fai, Ngadeu  deu assistência para Ekambi mandar para a rede. Nem teve saída de bola. Camarões na Copa.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários