O Porto está na final da Taça de Portugal 2022/23. Mas num drama terrível. Depois de vencer o Famalicão, fora de casa, por 1 a 0, na ida da semifinal, o time jogou a volta no Estádio do Dragão nesta quinta-feira (4/5). No tempo normal, zebra: Famalicão 2 a 1. Desse modo, o jogo foi para a prorrogação. Tudo indicava pênaltis. Contudo, nos acréscimos do segundo tempo, os portistas marcaram duas vezes, com brasileiros: aos 16, num golaço de Otávio. Aos 19, com Evanílson.
.O Porto, é o atual campeão e segundo maior campeão da Taça de Portugal (18 titulos, contra 26 do Benfica). Na decisão, enfrentará o Braga, que eliminou o Nacional da Ilha da Madeira na semifinal e tentará o quarto caneco. Os bracarenses já ganharam a competição em 1965/66, 2015/16, 2020/21. O Famalicão estava apenas em sua segunda semifinal e jamais chegou na decisão da Taça.
Famalicão surpreende o Porto
O técnico Sérgio Conceição entrou com time alternativo, com cinco titulares no banco. Provavelmente imaginou que com a vitória fora de casa no jogo de ida (1 a 0) e a vantagem do empate na volta em casa, teria um jogo tranquilo, Ledo engano. No tempo normal, o Famalicão surpreendeu. Saiu na frente com um gol de Cádiz aos 21 minutos, escorando levantamento de Ivo Rodríguez. Porém, o Porto empatou num pênalti sofrido por Uribe e bem cobrado com Galeno sete minutos depois. Galeno chegou a fazer mais um gol, anulado por impedimento.
Mas o Famalicão seguiu bem no jogo. Embora os portistas tivessem mais a posse (67%), em finalizações o time da casa foi bem mais efetivo: dez, sendo cinco no alvo, contra oito (apenas duas no alvo do Portista). E um desses chutes certos foi de Ivan Jaime, aos 30 da etapa final, fez o gol que levou o jogo para a prorrogação.
Porto vence no fim da prorrogação
Veio o tempo extra. O jogo seguiu tenso, com distribuição de cartões e o Famalicão querendo levar o jogo para os pênaltis, segurando o que podia. Tudo indicava penalidades. Mas, aos 16 do segundo tempo, já nos acréscimos, após lateral na área com a defea rechaçando, a bola ficou coim Otávio que mandou de primeira no ângulo. Gol sensacional. A torcida foi à loucura e o Famalicão se entregou. Na saída de bola tentou o empate, mas abriu a defesa e levou contra-ataque, que parou no chute de Evanilson. Fim de jogo e, somando tempo normal e prorrogação, Porto 3 a 2. E mais uma final.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários