Nos pênaltis, o Atlético-GO eliminou o Olimpia, do Paraguai, e avançou para as quartas de final da Sul-Americana. No tempo normal, o Dragão venceu por 2 a 0, com gols de Churin e Airton, no Serra Dourada, nesta quinta-feira (7). Como os paraguaios tinham vencido a ida também por este placar, a disputa foi para as penalidades. O Atlético acertou as cinco, enquanto Quintana desperdiçou para os visitantes.

Com a classificação, o Atlético agora irá encarar o Nacional-URU. Avançando, pega o Ceará ou o São Paulo.  No outro lado, há o Internacional de brasileiro. O time gaúcho encara o Melgar (PER) nas quartas de final e, se passar, pega Deportivo Táchira (VEN) ou Independiente Del Valle (EQU). A final da competição será no dia 1 de outubro, em Córdoba, na Argentina.

Confira a tabela da Sul-Americana 

Atlético-GO vence por 2 a 0 no tempo normal, depois nos pênaltis e conquista classificação histórica – Alan Deyvid / ACG

Como foi a partida?

Ciente da necessidade da vitória e embalado com mais de 15 mil torcedores no Serra Dourada, o Atlético logo foi para cima e abriu o placar aos quatro minutos, com Churin, após cobrança de escanteio de Airton. Dois minutos depois, seu companheiro de ataque foi quem ampliou. Ele fez bela jogada individual pela direita, com direito a fila. O Dragão quase ampliou com Shaylon, chutando na defesa, e Churin, cabeceando na trave.

Isso tudo foi antes dos  20 minutos. Aos 19, Marlon Freitas até marcou, mas a arbitragem viu impedimento. O Dragão não se abateu, continuou pressionando e teve grandes chances com Shaylon e Airton, duas vezes. A pressão foi tão grande que os paraguaios fizeram duas mudanças no primeiro tempo e outra no intervalo.

Na segunda etapa, o Olimpia melhorou a marcação e por isso o Atlético-GO criou menos oportunidades. Ainda assim, levou certo perigo, principalmente com Marlon Freitas, uma de dentro e outra de fora da área. Shaylon, em cobrança de falta, também chegou com veneno.

Apesar do abafa final, não teve jeito e o Dragão teria que decidir a vaga nos pênaltis. Os jogadores acertaram todas (veja a lista abaixo), enquanto Quintana perdeu para os paraguaios, que nem sequer bateram a quinta penalidade: 5 a 3.

Próximos compromissos 

O Atlético-GO encara agora o Santos, no próximo domingo (10), às 18h, na Vila Belmiro, pela 16ª rodada do Brasileirão. Três dias depois, o Dragão faz um clássico com o Goiás, pela volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Na ida, empate em 0 a a 0.

ATLÉTICO-GO X OLIMPIA  
Jogo de volta das oitavas de final da Sul-Americana
Data e horário: 7/7/2022
Público e Renda: 14.419 pagantes;/17.148 presentes/ R$ 163.155,00

Local: Serra Dourada, Goiânia (GO)
ATLÉTICO-GO: Ronaldo; Hayner, Edson, Ramon Menezes e Jefferson; Baralhas, Marlon Freitas e Shaylon; Airton (Léo Pereira, aos 33′ do 2ºT e depois Rickson, aos 47′ do 2ºT ) , Churin (Luiz Fernando, aos 22′ do 2ºT) e Wellington Rato. Técnico: Jorginho
OLIMPIA: Oliveira; Otálvaro (Salazar, aos 33′ do 1ºT), Zárate, Salcedo e Iván Torres (Gamarra, aos 28′ do 1ºT); Ortiz, Quintana e Alejandro Silva; Fernando Cardozo, Derlis González e Recalde (Paiva – Intervalo). Técnico: Júlio Cáceres
Gols: Churín, aos 4′ do 1ºT (1-0); Airton, aos 6 do 1ºT (2-0)

Pênaltis: Wellington Rato, Baralhas, Shaylon, Rickson e Marlon Freitas (ATL); Alejandro Silva, Ortiz e Cardozo (OLI) – Quintana perdeu para o Olimpia

Árbitro: Wilmar Roldan (COL)
Assistentes: Alexander Guzman (COL) e Sebastian Vela (COL)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)
Cartões amarelos:  Airton (ATL); Cardozo, Ortiz e Zarate (OLI)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários