A partir da temporada 2024/25, um nova regra entre em vigor e os goleiros não poderão “distrair os cobradores de pênalti” durante as partidas. A novidade foi anunciada pela Ifab, associação internacional que regula as regras do futebol, que também apresentou outras alterações e adendos na regulamentação. Dessa maneira, caso entrou em discussão depois das provocações do goleiro Emiliano Martínez, campeão Mundial com a seleção da Argentina. Suas “distrações” acabaram favorecendo a seleção argentina, que conquistou o tricampeonato no Qatar.

De acordo com a nova regra “o goleiro defensor deve permanecer na linha do gol, de frente para o cobrador, entre as traves, até que a bola seja chutada. O goleiro não deve se comportar de forma a distrair injustamente o cobrador. Por exemplo: atrasar a execução da cobrança ou tocar traves, travessão ou rede do gol.”

Dessa maneira, a alteração na regra passa a valer em jogos oficiais a partir do dia 1º de julho.

Além disso, o acréscimo de tempo no fim das partidas também sofreu alteração e tende a ser maior. Com isso, as comemorações de gols devem computadas para cálculo de quanto tempo extra o árbitro deve determinar.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários