A Copa América pode ser a causa de uma nova variante do coronavírus no Brasil. Segundo informações do Estado de São Paulo, as análises do Instituto Adolfo Lutz indicam que, ao menos, uma nova variante da Covid-19 foi detectada. As amostras analisadas foram colhidas de equatorianos e colombianos, no Mato Grosso, e indicam resultado positivo para a variante B. 1.216, que é originada da Colômbia, e até então inédita no Brasil.

A variante B. 1.216 já foi detectada no Caribe e Estados Unidos. Entretanto, diferente da variante Delta, os estudos ainda não indicam que essa seja uma variante mais contagiante ou letal que as demais. Após confirmar o resultado positivo, o Instituto Adolfo Lutz enviou alertas ao governo do Mato Grosso e ao Ministério da Saúde.

Variante B. 1216, da Colômbia, foi detectada no Brasil pela primeira vez – Foto: AFP

Além do Mato Grosso, a Colômbia também jogou no Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiânia durante a Copa América. Os colombianos enfrentaram Brasil, Argentina, Uruguai, Peru e Venezuela. Já o Equador saiu do Mato Grosso somente uma vez, para jogar contra a Seleção Brasileira no Rio de Janeiro. Eles também enfrentaram Peru, Venezuela e Argentina.

Na final da Copa América, a Argentina venceu o Brasil por 1 a 0, e conquistou o título após 28 anos de jejum. O Maracanã teve 10% da sua capacidade liberada para o público, em sua maioria convidados da Conmebol. Entretanto, a decisão ficou marcada por aglomeração, confusão e testes falsos de PCR.

Siga o Jogada10 nas redes sociais, TwitterInstagram e Facebook.

Comentários