Nova Zelândia e Noruega fazem a partida de abertura da Copa do Mundo Feminina 2023 na madrugada desta quinta-feira (20/7). A competição, que se realiza tanto em território neozelandês quanto na Austrália, conta com 32 seleções, divididas em oito grupos de quatro, com as duas primeiras de cada grupo avançando às oitavas de final. A seleção da casa e as norueguesas (que são favoritas ao primeiro lugar) estão no Grupo A, ao lado de Filipinas e Suíça. O jogo de abertura será no Eden Park, em Aukland, às 4h da madrugada (de Brasília).

Esta será a sexta participação da Nova Zelândia na competição. Mas a Noruega é bem mais representativa: jogou todas as oito edições anteriores do torneio, sendo que foi campeã do segundo Mundial (1995), vice no primeiro (1991) e semifinalista em 1999 e 2007.

Seleção da Nova Zelândia encerra os trabalhos para a partida de estreia da Copa feminina –  Foto: Dave Rowland/Getty Images

Onde assistir

O SporTV e a Cazé TV transmitem o jogo a partir das 4h da madrugada desta quinta-feira. Mas ambos os canais abrem as transmissões para a cerimônia de abertura, duas horas antes.

Como chegam Nova Zelândia e Noruega

Na Nova Zelândia, que sempre fez campanhas modestas (na história tem três vitórias e 12 derrotas), as apostas estão na eficácia ofensiva de sua atacante Wilkinson, que atua com sucesso na liga da Austrália (defende o Melbourne). Mas a técnica tcheca, Jitka Klimkova, tem dúvidas na escalação. Afinal, o time foi muito mal nos últimos jogos. Para se ter ideia, perdeu sete de suas nove partidas e seus melhores reultados foram contra as fracas seleções da Islândia (empate) e Vietnã (vitória por 2 a 0).

Já no lado norueguês, há vários destaques. Caroline Hansen, lateral do Barcelona, é uma das jogadoras mais eficientes do elenco. Mas é mesmo a veterana Ada Hegerberg (duas vezes finalistas para melhor do mundo) a atração maior das norueguesas. Porém, apesar do favoritismo, o sinal de alerta está ligado. Afinal, a seleção foi mal nos amistosos: dois empates e duas derrotas nos últimos jogos. Seu último triunfo foi em fevereiro contra as frágeis uruguaias, por suado 1 a 0.
Outro destaque norueguês está no banco: a treinadora Hege Riise. Como jogadora (era apoiadora) levou a Noruega ao título mundial em 1995, sendo a MVP da competição.

NOVA ZELÂNDIA X NORUEGA

11ª Rodada da Copa Feminina 2023 – Grupo A
Data e horário: 20/7/2023, 4h (de Brasília)
Local: Eden Park, Aukland (NZL)
NOVA ZELÂNDIA: Esson; Bott, Stott, Bowen e A Riley; Hassett, Percival, Steinmetz; Riley, Hand, Wilkinson. Técnica:Jitka Klimková
NORUEGA: Mikalsen; Hansen, Mjelde, Harviken, Lund; Boe Risa, Engen; Graham Hansen, Maanum, Reiten; Hegerberg; Técnica: Hege Riise
Árbitro: Yoshimi Yamashita (JAP))
Auxiliares: Makoto Bozono e Naomi Teshirogi (JAP)
VAR:Tatiana Guzman (NIC)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários