Visando reestruturação para os próximos anos, o Botafogo apresentou à torcida seu novo Diretor de Futebol: Eduardo Freeland. Marcada originalmente para as 16h30, a coletiva de apresentação atrasou e só teve início às 18h desta terça-feira (26), na sede do clube, em General Severiano, zona sul do Rio de Janeiro.

O presidente Durcesio Mello e o VP Vinicius Assumpção estiveram presentes ao lado de Eduardo. Durcesio falou sobre a satisfação em anunciar seu novo gerente de futebol.

“Tenho muita satisfação de anunciar a chegada do Eduardo Freeland. É uma pessoa do mais alto nível, talvez um dos maiores vencedores das categorias de base do Brasil. Vale salientar que ele terá total liberdade e autonomia dentro do futebol do Botafogo”, afirmou o presidente.

Durcesio (esq.), Freeland (meio) e Assumpção, durante apresentação do novo Diretor de Futebol do clube – Vitor Silva / Botafogo FR

Assumpção recebeu a palavra e também falou sobre a chegada de Freeland, que pode marcar a mudança na ‘cultura interna’ do clube.

“Começamos a dar uma cara para o departamento de futebol. Uma visão totalmente profissional. Esse processo é de mudança de cultura interna no Botafogo. Não é fácil. Que esse momento difícil jamais volte a ocorrer no futebol do clube”, disse o VP.

Freeland começou agradecendo a confiança recebida e revelou esperar um caminho ‘bonito’ pela frente em seu retorno ao Botafogo.

“Muita honra estar sentado nesta cadeira sendo apresentado. Agradeço imensamente a confiança, acredito muito que a reestruturação, a profissionalização de futebol do clube. Tem um caminho muito bonito pela frente, mas de muito trabalho. Estou disposto a participar de todo esse processo e tenho certeza que em médio longo prazo teremos muito bons resultados no Botafogo”, disse.

Como não poderia ser diferente, a primeira pergunta dos jornalistas foram sobre Eduardo Barroca: afinal, o técnico fica ou não fica? Confira a resposta do dirigente.

“Sobre o (Eduardo) Barroca, ele entra nessa estrutura. Nossa intenção é começar, sim, com um treinador, avaliar todo esse contexto para, em cima disso, a gente tomar a melhor decisão, sempre pensando no melhor para o Botafogo, sempre de forma criteriosa”, revelou.

E não foi só isso. A situação de Túlio Lustosa, atual gerente de futebol do clube, também foi questionada. Muitos torcedores estão inconformados com a gestão do ex-jogador.

“Realmente a questão do Túlio entra no mesmo cenário do Barroca. Conversas e avaliações serão feitas. Ninguém está garantido, ninguém está fora. Nosso processo agora, sempre relembrando a palavra de ordem, que é profissionalismo, é a gente avaliar, claro que no menor tempo possível, para entender que se pode entregar. Os profissionais que puderem entregar e que a gente entender que faz sentido permanecer, permanecerão. Outros, que a gente entender, depois de uma avaliação profunda mais rápida e ágil, a gente vai ter que fazer alterações”, argumentou.

Sobre Gatito Fernández e Salomon Kalou, Freeland também não abriu o jogo e falou que estes são profissionais que também devem entrar na análise posterior que ele fará junto do departamento de futebol para a próxima temporada.

“A gente entende a expectativa da torcida. A gente tem uma análise de fora, mas acompanhamos as situações. Tanto o Kalou, quanto Gatito, são destes casos que vão entrar no diagnóstico. Conversar com as partes e tomar as decisões com as pessoas que estão envolvidos no processo”, revelou.

Para Freeland, o primeiro passo a ser dado neste novo emprego é avaliar o elenco e tomar ações imediatas, pensando em começar a reestruturação do clube o mais rápido possível.

“Sobre a questão das prioridades, vamos fazer um diagnóstico. Precisamos nos aprofundar para ter o maior número de acertos possíveis. A prioridade vai ser avaliar a equipe, elenco e para a gente começa a tomar as ações que são necessárias que sejam imediatas para que a gente consiga fazer o melhor e mais rápido sobre a temporada que está por vir”, complementou.

Freeland tem 41 anos, é formado em Educação Física e tem especializações na área de gestão esportiva. Ele participou da reformulação das categorias inferiores do próprio Botafogo, quando conquistou o Campeonato Brasileiro sub-20, em 2016. Também tem passagem pelo Cruzeiro e seu último trabalho foi no Flamengo. Ele chegou ao Rubro-Negro em 2018 e saiu recentemente para poder para acertar sua volta ao time de General Severiano.

Comentários