Quem não gostaria de ter Pelé em seu time? Imagine a sua equipe, disputando o Campeonato Brasileiro, tendo o melhor jogador de futebol de todos os tempos em seu elenco. Parece loucura, mas o Sport já rejeitou o Rei antes dele assumir a coroa.

No dia 5 de novembro de 1957, o Santos enviou um telegrama para o time de Recife. Na época, a mensagem dizia que o Peixe estava oferecendo Pelé para o Sport. O documento está até hoje na sala de troféus da Praça da Bandeira, onde quem sabe o Rei poderia ter contribuído com algumas taças.

Pelé poderia ter sido jogador do Sport no começo da carreira – Reprodução

Contudo, o Leão da Ilha acabou rejeitando a oferta do Santos. De acordo com informações da época, o clube não deu tanta atenção ao documento, já que o jovem jogador ainda dava seus primeiros passos no futebol. Sem sua coroa, Pelé ainda era mais um entre tantos outros jogadores.

Segundo registros históricos, o responsável por dizer “não” a Pelé foi então diretor de futebol do Leão José Rosemblit. Obviamente ele não tinha a menor noção de que o garoto oferecido viria a se transformar no melhor jogador de todos os tempos.

Telegrama sobre Pelé guardado a sete chaves

Hoje em dia, o telegrama está guardado por familiares de Ademir de Menezes, artilheiro da Copa do Mundo de 1950, na qual o Brasil acabou ficando com o vice-campeonato após perder para o Uruguai. A história foi revelada pelo jornalista Sérgio Miguel Buarque, que confirmou a existência do telegrama.

”A tarde já estava quase acabando, os colegas setoristas reclamando da falta de assunto, quando encontrei o diretor de Futebol do clube na época, Fernando Lima. Perguntei sobre contratação de jogadores, montagem do time para o estadual e outras questões de rotina. Nada que se aproveitasse. Acabada a entrevista, ele começou a falar de um churrasco que tinha ido no domingo anterior e da conversa que teve com Ronald Menezes (primo de Ademir “Queixada” Menezes), que guardava com orgulho um telegrama do Santos oferecendo Pelé ao Sport”, disse o jornalista, na época.

Pode ser que este episódio seja o mais frustrante dos 117 anos de história do Sport. Mas assim, como o futebol, Pelé também ajudou a escrever um capítulo bonito na história do clube nordestino.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários