O sorteio da fase de grupos ainda não aconteceu, mas a Libertadores já começou para o São Paulo. Tudo porque o tricolor paulista pode ser cabeça de chave na competição continental e cair, teoricamente, em um grupo mais fácil no campeonato.

Sorteio da fase de grupos da Libertadores acontece dia 9 de abril  – Divulgação-Maracanã

Para que isso aconteça, o São Paulo vai ter que ficar de olho no Campeonato Uruguaio. A competição, que está na sua reta final, já tem o Nacional na decisão e espera entre Liverpool e Rentista para saber quem será o outro finalista.

A situação entretanto não é das mais fáceis. O São Paulo vai ter que torcer para o Rentista se sair vitorioso para poder ir ao pote 1 da Libertadores. O pequeno time uruguaio, que conquistou o Apertura, irá para a competição continental se vencer a partida, mas, como está abaixo do tricolor paulista no ranking da Conmebol, não seria cabeça de chave.

O caso do Liverpool é ainda mais curioso. Por causa da pandemia e do atraso para o término do Campeonato Uruguaio, a Conmebol precisava saber qual time do país iria jogar a primeira fase da competição. Como os melhores clubes não aceitaram (por quererem brigar por uma vaga na fase de grupos), o Liverpool entrou em acordo para ingressar no início do campeonato continental.

Entretanto, o Liverpool já foi eliminado pela Universidad de Quito logo na primeira fase. Se a equipe vencer o Rentista, o Peñarol herda a vaga por estar em 3° no “Uruguaião” e seria o cabeça de chave da Libertadores por estar mais bem posicionado no ranking da Conmebol do que o São Paulo.

A partida Rentista x Liverpool acontece na próxima quarta-feira, às 20h (de Brasília). O sorteio da fase de grupo da Libertadores será no dia 9 de abril.

Comentários