Candidato a Rei da América na temporada passada, quando o prêmio foi vencido por Marinho, Rony foi o artilheiro do Palmeiras na campanha da conquista da Libertadores com cinco gols, empatado com Luiz Adriano. Somadas as oito assistências que fez última edição, incluindo na final para o gol decisivo de Breno Lopes diante do Santos, o atacante ganhou o rótulo de “garçom” alviverde. Na atual edição, Rony passou a viver uma fase mais goleadora ao anotar quatro vezes apenas nos três primeiros jogos, além de uma assistência para Raphael Veiga balançar a rede contra o Universitario.

Defensa y Justicia-ARG x Palmeiras (04/05/2021)
Rony indo para cima de Breitembruch. Atacante infernizou a defesa argentina no duelo desta terça – Cesar Greco

Os dois gols anotados na Argentina confirmaram o desempenho acima da média do camisa 7 na competição continental: nove gols e nove assistências para seus companheiros em 14 partidas, contando a edição de 2020. Os números, portanto, apontam que Rony participa diretamente de mais de um gol a cada jogo do Verdão no torneio sul-americano.

Na coletiva após a vitória por 2 a 1 sobre o Defensa y Justicia, o técnico Abel Ferreira destacou a importância de Rony para a ótima performance da equipe na Libertadores.

“Apenas indico caminho aos jogadores. O mérito é deles, é da equipe, é do Rony. É um jogador que qualquer treinador quer ter. Intenso, técnico, que defende, que ataca… Acreditamos que o futebol moderno é isso, é intensidade, velocidade… É chegar na área e não estar na área. Ele nos dá tudo isso. Pode fazer qualquer uma das posições no setor ofensivo: centroavante ou ponta. Ele aceitou o desafio da equipe técnica, mas tudo o que está a acontecer é fruto do trabalho dele, da dedicação dele e do jogo coletivo. Quando temos uma organização forte, a qualidade individual emerge, e é isso que vemos com Rony”, afirmou o português.

A exemplo da goleada por 5 a 0 sobre os equatorianos do Independiente del Dalle, Rony novamente foi eleito o melhor jogador no duelo desta quarta diante dos argentinos. Desde que chegou ao Palmeiras em fevereiro de 2020, ele disputou 60 jogos e participou diretamente de 26 gols – 16 dele e mais dez assistências.

Depois de um investimento de mais de R$ 20 milhões do clube paulista, o jogador recebeu críticas de torcedores pelo desempenho tímido no início de sua trajetória no Alviverde. Entretanto, a performance impressionante de Rony na competição mais importante do continente sul-americano segue melhor do que a encomenda. Nesta edição, o camisa 7 palmeirense, que tem contrato até o fim de 2025, soma quatro gols e aparece atrás apenas de Gabigol, do Flamengo, e de Barrera, do Atlético Nacional (COL), com cinco.

Comentários