-

Dois jogos abrem as oitavas de final da Copa Africana de Seleções neste domingo (23), competição que tem Camarões como sede. Às 13h, no Limbe Stadium, na cidade de Limbe, Burkina Faso enfrenta o Gabão. Mais tarde, às 16h, no Roumdé Stadium, em Garoua, um clássico, Nigéria x Tunísia.

Gabão (de amarelo) surpreendeu ao eliminar Gana da Copa Africana –  Kenzo Tribouillard / AFP via Getty Images

No jogo de abertura, não há favoritos. Burkina Faso fez uma campanha regular, terminando em segundo lugar no Grupo A com 4 pontos (2 vitória, 1 empate e 1 derrota). Gabão foi o segundo colocado do Grupo C, com cinco pontos (1 vitória e 2 empates).

Já no encontro entre Nigéria e Tunísia, os nigerianos são muito favoritos. O selecionado fez uma fase se grupos exemplar, com três vitórias, enquanto os tunisinos venceram um jogo, perderam dois e avançaram apenas como um dos melhores terceiros colocados.

Burkina Faso x Gabão

Burkina não tem lesionados ou jogador de quarentena por causa da Covid-19. Assim, o treinador Kamou Malo poderá escalar força máxima.  A dúvida está no ataque. André Tapsoba (Liege-BEL) e Bandé (Istra/CRO) lutam pela vaga. O destaque de Burkina é o defensor Edmund Tapsoba, destaque do Leverkusen/ALE.

Provável escalação: Koffi; Edmund Tapsoba, Dayo, Yago e Kabore; Guira, Toure, Traore, Sanagre e Bayala; André Tapsoba.

No Gabão, o desfalque é seu maior astro, Aubameyang. Com um problema cardíaco, o atacante voltou para o Arsenal para se tratar e vem desfalcando o selecionado. Só que Allevinah (que defende o Clermont/FRA), seu substituto, está voando baixo e fazendo gols decisivos. Sua dupla com Boupendza (Al Arabi/QAT) está azeitada.

A escalação provável do treinador francês Patrice Neveu é: Amonome; Oyono, Manga, Palun, Sambissa; Poko, Kanga, Obiang; Bouanga; Allevinah, Boupendza.

Nigéria x Tunísia

Não bastasse a maior qualidade da Nigéria, com seus jogadores atuando em grandes centros e experientes, a Tunísia ainda entrará em campo desfalcada, pois sete jogadores estão com Covid-19. Por causa disso, poucos acreditam que os tunisinos conseguirão segurar o ímpeto da Nigéria, que estão com força máxima e mostrando o melhor futebol da competição.

Os nigerianos, treinados por Augustine Eguavoen, entram em campo com Okoye; Sanusi, Troost-Ekong, Omeruo e Aina; Ndidi e Aribo; Simon, Iheanacho e Chukwueze; Awoniyi.

Do lado da Tunísia, só dá para especular a escalação, já que o técnico Mondher Kebaier terá de optar por vários reservas: Disse; Mathlouthi, Ifa, Talbi e Abdi; Slimane, Skhiri e  Laidouni; Mejbri, Rafia e Jaziri.

Oitavas de final da Copa Africana

23/1 – Domingo
13h – Burkina Faso x Gabão
16h – Nigéria x  Tunísia
24/1 – Segunda-feira
13h – Guiné x  Gâmbia
16h – Camarões x Comores
25/1 – Terça-feira
13h – Senegal x Cabo Verde
16h – Marrocos x Malawi
26/1 – Quarta-feira
13h – Costa do Marfim x Egito
16h – Mali x Guiné Equatorial

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários