O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD-RJ), se mostrou aberto para ajudar o Botafogo tanto nos planos com a construção de um novo CT quanto na modernização do Nilton Santos. Em entrevista ao “Lance!”, ele lembrou que o incômodo de John Textor com a pista de atletismo do estádio, mas ressaltou que a engenharia permite soluções para essa questão.

“Nós já temos um acordo assinado com o Botafogo nesta direção. O John Textor tinha manifestado alguns incômodos com a arquitetura do Engenhão, que, de fato, foi um estádio feito para o Pan-Americano, então tem a pista de atletismo. Mas a arquitetura e a engenharia permitem soluções”, disse Paes.

“Então, eu disse a ele que estaríamos prontamente abertos para que ele modernizasse o estádio e, assim, ficasse lá. É importante que um clube como o Botafogo, precisando de um estádio e tem o Engenhão pronto, por que que vai tentar encontrar outro lugar? São ideias. O Botafogo tem o estádio, assim como o Vasco. Então temos que ver como ajudamos a modernizar. É menos urgente”, completou.

Eduardo Paes é o prefeito do Rio – Tânia Rêgo/Agência Brasil

POLÊMICA DA PISTA DE ATLETISMO

Cabe destacar, no entanto, que a situação não é simples. Isso porque o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Wlamir Campos, afirmou que, se houver a retirada da pista de atletismo, a CBAt acionará o Ministério Público.

“Queremos saber a posição formal do prefeito e o que será feito da pista. Se houver intenção de retirada, vamos ao Ministério Público. Trata-se de um estádio olímpico, com campo de futebol e duas pistas de atletismo, a interna e a externa, de aquecimento e com o mesmo piso. Tudo construído com dinheiro público”, disse o Campos, ao jornal O Globo.

“Não são móveis e por isso não faz sentido retirá-los. Este é o melhor e único local no Brasil com condições de receber mundiais por causa das duas pistas deste nível. Falamos de cerca de R$ 20 milhões cada, somente em termos do piso e em valores atuais. Foi nela que Usain Bolt deu o último ‘tiro’ olímpico”, completou.

Paes, por sua vez, comentou que havia uma proposta de se construir uma nova pista de atletismo. Assim, a utilização do Parque Olímpico ou a construção de um estádio para a modalidade são opções.

“Podemos, sim, pensar no próprio Parque Olímpico. Havia uma proposta de se construir uma pista de atletismo. É possível fazer algo assim, um estádio de atletismo não demanda um volume de pessoas tão grande. Dá para compatibilizar essas coisas”, revelou o prefeito.

CT DO BOTAFOGO

Hoje, o Alvinegro utiliza o Espaço Lonier como Centro de Treinamentos. No entanto, Textor está em busca de terrenos para a construção de um local que integre a base e o elenco profissional.

“Ele tem alguma coisa em Vargem Grande e, como eu disse a ele, a Prefeitura, assim como fez para o Vasco e para o Fluminense, fará para o Botafogo também. Temos uma área das Vargens que não são edificantes, ou seja, que não se pode fazer muitos prédios, mas podem ser usadas para um Centro de Treinamento, onde não se constrói demais. Então é perfeitamente compatível. Mas, de novo, são conversas muito iniciais e embrionárias ainda”, destacou Paes.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários