O Palmeiras mostrou por qual motivo tem sido tão temido pelos seus adversários nos confrontos da Copa Libertadores. Na noite desta quarta-feira (09), o Alviverde ficou no empate sem gols com o Atlético-MG, no Allianz Parque, e avançou às quartas de final da competição. A vaga veio com a vitória no jogo de ida (1 a 0), no Mineirão, em Belo Horizonte.

Desde que desembarcou no Brasil para comandar o Palmeiras, Abel Ferreira tem sido um colecionador de feitos na Libertadores e um carrasco do Galo — impondo a terceira queda seguida aos mineiros. Além dos dois títulos conquistados, o treinador só foi eliminado uma vez no torneio. E foi para o rival que estava do lado oposto nesta noite: Luiz Felipe Scolari. Em 2022, Felipão avançou com o Athletico-PR e chegou à decisão. Desta vez, entretanto, a noite terminou com final feliz para o português.

ATUAÇÕES: veja as notas do Palmeiras
ATUAÇÕES: confira as notas do Atlético

Assistente passa mal e fica fora do jogo

Antes de a bola rolar para Palmeiras e Atlético-MG uma cena gerou apreensão. O primeiro assistente de arbitragem, o argentino Juan Belatti teve uma indisposição e foi atendido pelos departamentos médicos dos times.

O assistente chegou a desmaiar após sentar no banco de reservas. Sem condições físicas, ele foi substituído pelo também argentino Pablo Echavarria, que estava escalado até então como quatro árbitro. De acordo com informações da “TV Globo”, o quadro de Belatti não preocupava e ele estava sob cuidados da enfermaria do Allianz Parque.

Palmeiras cria chances, mas esbarra em Everson

De um lado Abel Ferreira, do outro Luiz Felipe Scolari. O reencontro dos vitoriosos treinadores começou truncado e muito estudado. O Palmeiras foi quem assustou primeiro em duas oportunidades. Primeiro com Gustavo Gómez em cabeçada que parou na defesa de Everson; na sequência em chute perigoso com Artur, aos 16 minutos. O Atlético tinha um plano: as principais ações ofensivas buscavam Hulk e Paulinho. Eles, no entanto, estavam controlados pelos defensores e não levaram perigo à meta de Weverton.

Everson foi o destaque no primeiro tempo com boas defesas  – Foto: Pedro Souza / Atlético

A melhor chance de mexer no placar esteve nos pés de Artur, aos 35. Em um dos raros momentos em que teve espaço para puxar um contra-ataque, Dudu encontrou o camisa 14 em ótimas condições. A finalização, porém, foi em cima do goleiro Everson. Os minutos finais da primeira etapa marcaram um domínio alviverde. Foram dez chutes e mais posse de bola (51% x 49%). Os mineiros finalizaram apenas duas vezes.

Palmeiras segura o Atlético-MG na etapa final

A etapa final não contou com uma mudança drástica no comportamento tático dos times. O Palmeiras rondava o campo de ataque e tentava ser criativo para encontrar algum espaço na defesa do Atlético-MG. O Galo mantinha o seu plano intacto — esperava uma brecha para golpear o adversário, mas não criava tantas oportunidades.

Paulinho perdeu a melhor chance do Atlético-MG – Foto: Pedro Souza / Atlético

À medida em que o tempo passava, os espaços começaram a surgir. O Galo cresceu com as mexidas de Felipão: Patrick, Igor Gomes, Edenílson e Pedrinho foram a campo. O Atlético reclamou de um possível pênalti depois de bola na mão de Gabriel Menino, aos 24. A esperada chance apareceu logo na sequência, e Paulinho perdeu, aos 30. Edenílson encontrou o camisa 10 na área. Ele driblou o goleiro Weverton, mas chutou a bola para fora.

O Palmeiras respondeu na cobrança de falta de Piquerez que explodiu o travessão. Nos minutos finais, o Galo ainda tentou o gol que levaria a disputa para os pênaltis, porém, a noite era alviverde. Placar zerado e festa dos donos da casa.

Saiba quem o Palmeiras vai enfrentar

Agora, o Palmeiras terá pela frente o Deportivo Pereira (COL) que também avançou nesta quarta-feira ao empatar em 1 a 1 com o Independiente del Valle (EQU). As partidas de ida vão acontecer nos dias 22, 23 e 24. As partidas de volta estão programadas para 29, 30 e 31 de agosto. A Conmebol irá divulgar informações sobre datas e horários.

Palmeiras 0 x 0 Atlético-MG
Jogo de volta das oitavas de final da Libertadores-2023

Data e horário: 9/8/2023, às 21h30 (de Brasília)
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
PALMEIRAS: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael (Richard Rios, 39’/2ºT), Gabriel Menino e Raphael Veiga (Fabinho, 39’/2ºT); Artur, Dudu (Jhon Jhon, 39’/2ºT) e Rony. Técnico: Abel Ferreira
ATLÉTICO-MG: Everson, Saravia (Pedrinho, 36’/2ºT), Jemerson e Igor Rabello (Mauricio Lemos, 31’/1ºT), Arana; Battaglia (Edenílson, 27’/2ºT), Otávio, Battaglia, Hyoran (Patrick, 1’/2ºT), Paulinho, Pavón (Igor Gomes, 1’/2ºT) e Hulk. Técnico: Luiz Felipe Scolari
Árbitro: Fernando Rapallini (ARG)
Auxiliares: Pablo Echavarria (ARG) e Facundo Rodriguez (ARG)
VAR: Jorge Baliño (ARG)
Gols:
Cartões amarelos: Gabriel Menino, Rony, Gustavo Gómez e Murilo (PAL); Saraiva e Edenílson (ATL)
Cartões vermelhos:

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários