O Palmeiras comemora nesta terça-feira (20) os 80 anos da partida em que pela primeira vez o time paulista entrou em campo com o novo nome. A mudança do nome Palestra para Palmeiras foi em razão da referência à Itália que, na época, foi adversária do Brasil na Segunda Guerra Mundial. Para falar sobre essa data comemorativa, o Verdão encontrou um foto muito especial. Aliás, o dono da foto foi responsável pelo primeiro gol do “Palmeiras”.

O jogo foi contra o São Paulo, Cláudio Christovam de Pinho marcou o primeiro gol do Palmeiras com o então novo nome. Ele marcou o primeiro da vitória por 3 a 1 contra o rival paulista, que coroou o Verdão como campeão paulista. A família do ex-atacante levou ao Verdão uma foto preservada por Cláudio Christovam de Pinho até 2000, ano que faleceu.

Jogadores com a bandeira do Brasil

Em resumo, no retrato, é possível ver os jogadores do Palmeiras entrando em campo com uma bandeira. Essa, no entanto, era a bandeira do Brasil. O ato foi para mudar a imagem do time que, naquele momento, era relacionado com a Itália. Guto Britto, neto de Cláudio, contou um pouco da história daquela fotografia.

“Meu avô sempre me contava que eles deram uma volta olímpica depois de entrarem no estádio com a bandeira do Brasil naquele dia. Não foi apenas a entrada em campo, mas também houve uma volta olímpica exibindo essa bandeira, e os jogadores foram aplaudidos pela torcida no Pacaembu”, explicou Guto.

Foto preservada por Cláudio Christovam de Pinho – Arquivo Pessoal

“Ele morreu em 2000 e eu nasci em 1969. Fui o neto mais próximo dele. Apesar de ter disputado apenas a temporada de 1942 no Verdão, foi muito marcante porque foi o clube onde ele conquistou o primeiro título de sua carreira”, completou o neto de Cláudio Christovam de Pinho.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários