Mesmo tendo ainda duas rodadas para disputar no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras já pensa no Mundial de Clubes e nos reforços para disputar a competição. Porém, nem o próprio clube sabe se poderá usar novos contratados no torneio.

Breno Lopes, herói da Libertadores-2020, não disputou o Mundial por falta de tempo na inscrição – Ernesto Ryan/Getty Images

A pré-inscrição de jogadores no Mundial de Clubes deve ser enviada até o dia 3 de janeiro. Mas a janela de transferências no Brasil só abre no dia 1 de fevereiro. Desta forma, não haveria tempo para o Palmeiras contratar reforços e inscrevê-los na competição. A situação ainda está sendo estudada pela Fifa e pode sofrer mudanças, já que há uma diferença de datas que acaba beneficiando alguns clubes.

Na Europa, por exemplo, a janela para reforços abre no dia 1º de janeiro. Assim, o Chelsea, atual campeão da Champions League, poderá contratar novos atletas e inscrevê-los no dia 3 de janeiro, algo que o Palmeiras não poderia fazer. Por conta dessa diferença, a Fifa pode tomar uma medida que iguale essa situação.

Mas, se a situação não for revertida, o planejamento de reforços do Palmeiras seguirá o mesmo. O clube já trabalha mapeando contratações para a próxima temporada, sem focar especificamente no Mundial de Clubes.

Um bom exemplo fica na conta de Breno Lopes. Na competição de 2020, disputada em fevereiro deste ano, no Qatar, o Palmeiras não pôde contar com o atacante autor do gol do título da Libertadores. Na ocasião, o jogador ficou fora por ter sido contratado pelo clube após o fechamento da janela internacional da Fifa, quando apenas a do Brasil estava aberta.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários