O Palmeiras deu detalhes, nesta quarta-feira, da programação de pré-temporada para 2023. O elenco, de férias desde o fim do Brasileirão, se reapresentará apenas em 2 de janeiro, na Academia de Futebol. A preparação, portanto, se dará em três etapas: férias, atividades remotas com monitoramento em tempo real (na segunda quinzena de dezembro) e treinos coletivos.

O objetivo é agilizar o recondicionamento dos atletas e recebê-los em boas condições para a última etapa da preparação, com treinamentos técnicos e táticos, em janeiro, diante da comissão técnica de Abel Ferreira.

Reapresentação do elenco do Palmeiras será em janeiro – Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Durante 15 dias, os jogadores realizarão a pré-temporada à distância. Diariamente o atleta fará o treinamento monitorado pelo clube. Assim, isso permitirá com que cheguem ao dia 2 de janeiro tendo realizado uma pré-temporada física. E com o devido descanso mental para suportar bem os desafios de 2023”, explicou Daniel Gonçalves, coordenador científico do clube.

Em 2022, o Palmeiras jogou 74 vezes entre compromissos pelo Campeonato Paulista, Mundial de Clubes, Recopa Sul-Americana, Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Na temporada anterior, foram 91 partidas.

Veiga e Piquerez ‘não saem’ do Palmeiras

Embora o elenco esteja de férias desde a última segunda-feira, alguns atletas estão em recuperação física na Academia de Futebol. São os casos de Piquerez e Raphael Veiga.

Centro de Excelência
Centro de excelência do Palmeiras, na Academia de Futebol  – Divulgação / Palmeiras

“O Palmeiras foi a equipe que mais jogou nas últimas três temporadas não só no futebol brasileiro, mas também entre as grandes equipes do futebol mundial. Isso gera um grande nível de fadiga, principalmente mental. Na temporada 2022 tivemos de antecipar a volta das férias e, consequentemente, entrar em um nível de alta performance mais cedo por conta do Mundial, mantendo esse nível de janeiro a novembro. Isso gera fadiga, e o Palmeiras tem um cuidado muito grande com o bem-estar social”, disse Daniel, ao site oficial do Verdão.

“Existem manobras para deixar os atletas bem no aspecto mental, como retornar rapidamente dos jogos em voos fretados, abreviar períodos de concentração, facilitar o convívio com familiares, e acreditamos que ao fazer isso aceleramos a recuperação mental. Fisicamente, conseguimos manter a performance ao longo da temporada, mas verificamos por avaliações e reuniões que precisávamos prolongar o período de descanso mental dos atletas”, completou.

A estreia alviverde no Paulistão ocorrerá em 15 de janeiro. A decisão da Supercopa do Brasil frente ao Flamengo será em 28 de janeiro, ainda sem local definido.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários