A rivalidade entre Santos e Palmeiras iniciou em 1915, mas as duas equipes, que vão se enfrentar na final da Libertadores, no sábado (30), no Maracanã, decidiram apenas três títulos entre si ao longo de mais de 100 anos: duas delas pelo Campeonato Paulista e uma pela Copa do Brasil.

A primeira vez foi no Paulistão 1959. Os dois times terminaram empatados em pontos e tiveram que fazer três jogos para decidir. Todos no Pacaembu. O primeiro duelo acabou 1 a 1, gols de Pelé e Zezinha. O segundo, 2 a 2. O ponta-esquerda Pepe fez dois e Getúlio (contra) e Chinesinho os outros dois. Na terceira partida, o Verdão conquistou o caneco ao vencer, de virada, por 2 a 1. Os gols foram marcados por Julinho Botelho e Romeiro. Pelé descontou.

PALMEIRAS: Valdir, Djalma Santos, Valdemar Carabina, Aldemar e Geraldo Scotto; Zequinha e Chinesinho; Julinho Botelho, Américo, Romeiro e Nardo. Técnico: Osvaldo Brandão.
SANTOS: Laércio, Getúlio, Urubatão, Formiga, Zito e Dalmo; Dorval, Jair da Rosa Pinto, Pagão, Pelé e Pepe. Técnico: Lula.

Santos x Palmeiras, 03/05/2015
Os jogadores do Santos vibram com o título do Campeonato Paulista de 2015 – Ricardo Saibun/Santos FC

Duas decisões em 2015

Os dois voltaram a se enfrentar em duas finais no mesmo ano. Em 2015, o Peixe ganhou o Paulistão, e o Palmeiras ficou com o título da Copa do Brasil. Nas duas foram necessárias disputas de pênaltis.

A final do Campeonato Paulista foi realizada em jogos de ida e volta. No primeiro, no Allianz Parque, Leandro fez o gol da vitória que deu a vantagem para o Palmeiras. Mas, na Vila Belmiro, o Santos venceu por 2 a 1, com o zagueiro David Braz e o centroavante Ricardo Oliveira, marcando para o time santista, e o lateral Lucas diminuindo. Nos pênaltis o Peixe levou a melhor por 4 a 2 e ficou com a taça.

SANTOS: Vladimir; Victor Ferraz, Werley (Gustavo Henrique), David Braz e Chiquinho; Valencia (Leandrinho), Renato e Lucas Lima; Geuvânio, Robinho (Cicinho) e Ricardo Oliveira. Técnico: Marcelo Fernandes
PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Victor Ramos, Vitor Hugo e Zé Roberto; Gabriel (Amaral) e Robinho (Cleiton Xavier); Rafael Marques, Valdivia (Jackson) e Dudu; Leandro Pereira. Técnico: Oswaldo de Oliveira.

PALMEIRAS X SANTOS - 02.12.2015
O time  do Palmeiras campeão da Copa do Brasil de 2015  – Cesar Greco/Fotoarena

Mas na Copa do Brasil foi a vez de o Verdão dar o troco. No primeiro jogo, deu Santos, na Vila Belmiro, 1 a 0, gol do artilheiro Gabigol. No Allianz Parque, Dudu brilhou e marcou os dois gols da vitória palmeirense por 2 a 1. O centroavante Ricardo Oliveira descontou. Na decisão por pênaltis, o Palmeiras garantiu o título por 4 a 3, com o goleiro Fernando Prass defendendo uma cobrança e marcando a sua para a equipe alviverde.

PALMEIRAS: Fernando Prass, João Pedro, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Matheus Sales, Arouca, Dudu, Robinho e Gabriel Jesus (Rafael Marques); Barrios (Cristaldo). Técnico: Marcelo Oliveira.
SANTOS: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz (Werley), Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia (Paulo Ricardo), Renato e Lucas Lima; Gabriel (Geuvânio), Ricardo Oliveira e Marquinhos Gabriel. Técnico: Dorival Júnior.

Comentários