Palmeiras supera eliminação na Libertadores para liderar brasileiro
Palmeiras supera eliminação na Libertadores para liderar brasileiro - Foto: Cesar Greco/Palmeiras

A vitória do Palmeiras diante do Internacional por 3 a 0, no sábado (11), na Arena Barueri, pela 34° rodada do Campeonato Brasileiro, deixou o time de Abel Ferreira na liderança da competição. O Verdão aproveitou os tropeços de Botafogo, RB Bragantino e Grêmio, para se estabelecer na primeira colocação. Mais do que isso, afastar de vez o maior trauma vivido em 2023.

No dia 5 de outubro, o Palmeiras perdeu para o Boca Juniors, nos pênaltis, e deu adeus ao sonho do tetra na Libertadores. A eliminação causou um grande baque emocional no elenco, já que muitos acreditavam que o Verdão era o favorito para chegar à final do torneio continental.

Palmeiras supera eliminação na Libertadores para liderar brasileiro – Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Durante este meio tempo entre os embates contra o Boca Juniors, o Verdão engatou quatro derrotas seguidas, vendo o Botafogo abrir 14 pontos de diferença na liderança. Assim, o sonho do bicampeonato brasileiro virou apenas uma miragem. O técnico Abel Ferreira admitia que a luta do Palmeiras seria brigar por uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores.

No entanto, tudo mudou. O Alviverde engatou cinco vitórias seguidas, sendo uma delas justamente contra o Botafogo, em uma virada histórica, no Nilton Santos. A diferença foi sendo cortada aos poucos, até este final de semana, quando o Verdão assumiu de vez a liderança do Brasileirão. Mas o que mudou desde a eliminação para o Boca?

Mudanças de Abel surtem efeito

A principal mudança de Abel Ferreira é unânime para todos os palestrinos. Afinal, o time mudou de postura desde que o garoto Endrick se tronou titular do Palmeiras. O jovem de 17 anos já tinha se tornado um diferencial no duelo contra o Boca Juniors, no Allianz Parque e mostrava já suas credenciais para ser titular.

Contra o Botafogo, Endrick marcou dois gols e conduziu o Verdão aos três pontos mais importantes da equipe no Brasileiro até aqui. Contra Athletico Paranaense e Internacional, voltou a balançar as redes. Assim, a reação palestrina claramente passa pelos pés do camisa 9, que mesmo com os dias contados no Verdão, ainda quer dar muita alegria ao torcedor.

Endrick é o grande nome do Palmeiras nesta reta final de Brasileiro – Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Além disso, outra mudança que aparenta ter surtido efeito, foi no sistema defensivo. Afinal, Abel adotou uma formação com três zagueiros, com Luan se juntando a Gómez e Murilo. Assim, Mayke e Piquerez ganharam mais liberdade para atacar.

Por fim, a mudança que ninguém esperava foi a de Breno Lopes. Talismã em 2020, o jogador era uma das últimas opções de Abel nas partidas e até arrumou confusão com a torcida, ao pedir silêncio após marcar um gol no Allianz Parque. Hoje, faz dupla de ataque com Endrick e vem surtindo efeito. Ele marcou duas vezes contra o São Paulo, na goleada de 5 a 0, selando a paz com todos no Alviverde.

Reta final do Palmeiras anima torcedor

Assim, a arrancada do Verdão nesta reta final de Brasileirão vem animando a torcida. O time de Abel Ferreira ainda encara Fortaleza e Cruzeiro, fora de casa, além de duelos contra Fluminense e América-MG, no Allianz Parque. O Palmeiras ainda não depende apenas de si para ficar com o título, mas já começa a se animar.

Afinal, o Verdão superou uma sequência de jogos atuando longe do Allianz Parque, que recebia shows nas últimas partidas da equipe. Contudo, mesmo com a Arena Barueri, o Palmeiras conseguiu demonstrar sua força.

Agora, o Alviverde quer confirmar que superou o grande fantasma de 2023. O Boca Juniors se tornou passado, não assombra mais. O foco é mais um título nacional para conta.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários