Em busca dos três pontos para garantir uma vaga nas oitavas de final da Libertadores, o Palmeiras visita o Independiente Petrolero nesta terça-feira (3), às 21h30 (de Brasília), no estádio Olímpico Patria, em Sucre (BOL). O Verdão chega para essa partida com um retrospecto ruim jogando na Bolívia, pela competição continental. Em solo boliviano, o clube paulista disputou sete partidas pela Libertadores, com três vitórias e quatro derrotas. Um aproveitamento de 42,8%.

Dentre os maiores problemas dos clubes da América do Sul que vão até à Bolívia disputar jogos, está a altitude. Em Sucre, local da partida desta terça-feira, são 2.800 metros acima do nível do mar.

Jogadores e comissão técnica do Palmeiras durante treinamento – Cesar Greco/Palmeiras

Os primeiros jogos do Palmeiras na Bolívia foram em 1974. Naquele ano, o Verdão perdeu para o Jorge Wilstermann por 1 a 0 e venceu o Deportivo Municipal por 1 a 0 (gol de Fedato). Ambas as partidas foram válidas pela fase de grupos da Libertadores.

Após os confrontos em 1974, o Palmeiras voltou à Bolívia apenas em 1995. Pelas oitavas de final da competição, o Verdão foi derrotado pelo Bolívar por 1 a 0. Em seguida, no ano 2000, mais uma derrota. Foi a vez do The Strongest, pela fase de grupos, vencer, por 4 a 2. Arce e Júnior marcaram pela equipe brasileira.

Cristaldo reafirma carinho pelo Palmeiras e garante não comemorar se marcar contra o ex-clube

Nos últimos três jogos na Bolívia, o Palmeiras teve duas vitórias e uma derrota. O primeiro triunfo foi em 2009, quando derrotou o Real Potosí por 2 a 0, com gols de Cleiton Xavier e Keirrison. Em 2017, o Verdão não teve um bom desempenho contra o Jorge Wilstermann, de novo, e foi derrotado por 3 a 2. Alejandro Guerra e Cabezas (contra) fizeram os gols do Alviverde.

Por fim, a última partida no país sul-americano foi marcado por vitória brasileira. Em 2020, na campanha do segundo título palmeirense da competição, o Palmeiras venceu o Bolívar por 2 a 1. Willian e Gabriel Menino foram os responsáveis pelos gols.

Gustavo Scarpa durante partida contra o Bolívar, em 2020 – Cesar Greco / Palmeiros

Para a partida desta terça-feira, o Palmeiras chega com muita moral. Na atual edição da Libertadores, o Verdão tem 100% de aproveitamento, com três vitórias e 15 gols marcados. Além do bom momento, o técnico Abel Ferreira ainda conta com o fraco desempenho do Petrolero na competição. A equipe boliviana, goleada pelo Alviverde por 8 a 1 na 2ª rodada, soma apenas um ponto. Veja as prováveis escalações das equipes!

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários