O Palmeiras não fez um grande jogo. Mas foi cirúrgico. Com um gol de Luiz Adriano e outro de Rony, ambos no segundo tempo, o Verdão venceu  o América-MG por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, em Belo Horizonte, na partida de volta pela Copa do Brasil. Como o jogo de ida, em São Paulo, foi 1 a 1, o resultado garantiu o time palmeirense na final da Copa do Brasil-2020.

Esta será a quarta final do Palmeiras, campeão em 1998, 20912 e 2015 e vice em 1996. Já o América-MG – que estava invicto – encerra a sua melhor participação na história da competição.  Além de chegar na final, o Verdão garantiu pelo menos a cota de R$ 22,5 milhões. Caso seja campeão, levará R$ 54 milhões.

AMÉRICA X PALMEIRAS - 30/12/2020 - Mourão Panda / América
Willian tenta pressionar a saída de bola do América  – Mourão Panda / América

Decepcionante primeiro tempo

O primeira etapa foi muito truncada, feia, fraca. O Palmeiras veio com o atacante Willian mais à esquerda e Luiz Adriano centralizado. Iniciou fazendo marcação alta na saída de bola do América. Quando o time mineiro percebeu que estava levando a pior nos primeiros dez minutos, começou a jogar em ligações diretas para o ataque. O Palmeiras, tratou de recuar a marcação e passou, ele também, a sair  através de chutões. Isso fez o jogo ficar feio e com as defesas levando a melhor. Com a saída do volante Flávio, lesionado aos 22 minutos,  Lisca lançou Zé Ricardo (longe da forma ideal, mas o melhor jogador do time do América).  O time mineiro começou a tocar mais a bola e buscar espaços. Mas não havia. E nenhuma das finalizações no primeiro tempo foi relevante. A melhor jogada acabou sendo um lateral cobrado por Marcos Rocha que o goleiro Cavichioli se enrolou. Mas a zaga americana rechaçou.

Segundo tempo

O América voltou com uma mudança: Felipe Augusto no lugar de Geovane. O foi do substituto o primeiro chute a gol perigoso do jogo, aos dez minutos, de fora da área. Para boa defesa de Weverton. O lance acordou o América, que nos cinco minutos seguintes chegou três vezes com perigo e perdeu um gol com Juninho (na marca do pênalti, sem marcação, chutou fraco e para fora). Abel Ferreira resolveu mudar a linha ofensiva, mudando três jogadores. Mas manteve Luiz Adriano, que se arrastava, em campo.  Ainda bem, pois foi ele, aos 24 minutos, que recebeu na entrada da área e chutou colocado, sem chance para Cavichioli. Palmeiras 1 a 0. Com o gol, o Verdão  se acalmou em campo, gastou o tempo e ampliou aos 40 quando Lucas Lima cobrou uma falta na área, Mayke cabeceou para grande defesa e Cavichioli, mas Rony estava bem colocado para colocar o rebote na rede mineira. Era só esperar o jogo terminar e festejar a vaga na final.

 

AMÉRICA-MG 0X2 PALMEIRAS

Data e hora: 30/12/2020 – Copa do Brasil – Semifinal (jogo da volta)
Local: Independência, Belo Horizonte (MG)

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli; Daniel Borges (Toscano, aos 38′ do 2ºT), Messias, Anderson e Sávio; Flávio (Zé Ricardo, aos 22′ do 1ºT), Juninho, Alê  (Calyson, aos 38′ do 2ºT)e Geovane (Felipe Augusto, no Intervalo); Ademir e Rodolfo (Vitão, aos 38′ do 2ºT). Técnico: Lisca
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gomez e Viña; Danilo, Gabriel Menino (Patrick de Paula, aos 15′ do 2ºT)  e Raphael Veiga (Lucas Lima, aos 15′ do 2ºT); Rony, Luiz Adriano  (Mayke, aos 36′ do 2ºT) e Willian (Scarpa, aos 15′ do 2ºT). Técnico: Abel Ferreira
Gols: Luiz Adriano, aos 24′ do 2ºT (0-1), Rony, aos 40′ do 2ºT (0-2)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva e Bruno Raphael Pires (ambos GO)
VAR: Elmo Alves Resende Cunha
Cartões amarelos:  Daniel Borges (AME), Lucas Lima (PAL)
Cartões Vermelhos:  Não teve

Comentários