Palmeiras

Palmeiras vence clássico, elimina Santos e vai à rodada final com chances de classificação

Fora da zona de classificação de suas chaves, Palmeiras e Santos se enfrentaram na noite desta quinta-feira, no Allianz Parque, depois de terem jogado e vencido na última terça pela Libertadores. O duelo, válido pela 11ª e penúltima rodada da fase de grupos do Campeonato Paulista, terminou com vitória alviverde por 3 a 2. Os gols foram anotados por Viña, Willian Bigode e Esteves, com Kaio Jorge descontando.

Com o resultado, o Palmeiras segue na terceira colocação do Grupo C, com 18 pontos, mas agora a apenas um do Novorizontino, que empatou em 2 a 2 com o Botafogo – graças a um gol nos acréscimos – e fecha o G2, atrás do Red Bull Bragantino, já classificado. O Santos permanece em terceiro do Grupo D, com dez pontos, mas agora sem chances de classificação. Mirassol (com 17 pontos) e Guarani (14) estão garantidos nas quartas de final do Estadual.

Na última rodada, que será disputada no domingo, ainda sem horários definidos, o Santos recebe o São Bento, na Vila Belmiro, e se perder, pode cair para a Série A2. A equipe só escapa com derrota se o Santo André perder por cinco gols de diferença para o Ituano. O Palmeiras por sua vez, terá de vencer a Ponte Preta, em Campinas, e torcer por derrota do Novorizontino para o Corinthians, já classificado.

Willian Bigode comemora seu gol, o segundo do Palmeiras, na vitória sobre o Santos no Allianz Parque – Cesar Greco

Sem tempo para treinos e recuperação física de seus principais jogadores – o elenco retornou de Buenos Aires na última quarta-feira –, o Verdão seguiu utilizando o Estadual como preparação para o restante da temporada e entrou com reservas e jovens recém-promovidos. Já o Santos, com a ausência de Alison, preservado após sentir um desconforto na perna esquerda, teve praticamente a mesma escalação da goleada por 5 a 0 sobre o The Strongest.

Primeiro tempo

O clássico começou com as duas equipes criando chances para abrir o placar. Primeiro, o meia Gabriel Pirani obrigou Weverton a fazer uma defesa em dois tempos. Depois, em resposta, o atacante Giovani fez fila até finalizar para fora na entrada da área. A insistência palmeirense logo foi recompensada aos sete minutos. Scarpa fez bela jogada pela direita, e Viña, de cabeça, inaugurou o marcador. A reação santista, porém, não tardou. Aos 13, Marinho recebeu ótimo lançamento de Jean Mota, avançou e cruzou para Kaio Jorge ajeitar e fazer um bonito gol. A partida seguiu movimentada. Após escanteio batido por Scarpa, coube a Willian, em cabeceio, colocar novamente o Verdão em vantagem. O Peixe voltou a incomodar com Lucas Braga e Pirani, aos 33 e 37, respectivamente. Na reta final do primeiro tempo, Marinho sentiu um problema muscular e precisou ser substituído – o jovem Ângelo, de 16 anos, entrou no seu lugar.

Segundo tempo

O técnico Marcelo Fernandes voltou com Marcos Leonardo para o segundo tempo, e o Santos ficou com, uma formação muito ofensiva, já que só a vitória interessava. Kaio Jorge retornou um pouco para recompor o meio de campo e ajudar na construção de jogadas. O time assustou duas vezes, com Ângelo e Pirani, até que Kaio Jorge foi puxado na área por Wesley após escanteio, aos cinco minutos. Na cobrança, o camisa 9 deixou tudo igual. Faltava mais um gol para o Peixe seguir vivo no campeonato, e a equipe seguiu apertando o rival. Por pouco, Marcos Leonardo não virou o placar ao acertar a trave direita de Weverton, aos 11. Se no ataque o Alvinegro conseguia criar boas chances, na defesa a equipe viveu uma noite tenebrosa, principalmente com os laterais Pará e Felipe Jonatan, em péssima fase. Apesar do domínio santista na etapa final, foi o Palmeiras quem chegou ao gol da vitória. Aos 32, Rafael Elias – havia entrado no lugar de Wesley – furou o chute após cruzamento milimétrico de Viña na primeira trave, mas Lucas Esteves apareceu livre na segunda para marcar o seu primeiro gol como profissional. O gol esfriou o Peixe e tranquilizou o Verdão, que esteve mais próximo de ampliar o triunfo do que sofrer o empate.

PALMEIRAS 3×2 SANTOS – 11ª rodada do Campeonato Paulista

Palmeiras: Weverton, Mayke, Danilo Barbosa, Alan Empereur e Viña; Felipe Melo (Danilo, aos 30′ do 2ºT), Zé Rafael (Pedro Bicalho, aos 38′ do 2ºT) e Gustavo Scarpa; Wesley (Rafael Elias, aos 30′ do 2ºT), Giovani (Danilo, aos 30′ do 2ºT) e Willian Bigode. Técnico: Abel Ferreira.

Santos: João Paulo, Pará, Kaiky Fernandes, Luan Peres e Felipe Jonatan; Vinícius Balieiro (Marcos Leonardo, intervalo), Jean Mota (Kevin Malthus, aos 20′ do 2ºT) e Gabriel Pirani (Renyer, aos 38′ do 2ºT); Lucas Braga (Lucas Lourenço, aos 38′ do 2ºT), Marinho (Ângelo, aos 41′ do 1ºT) e Kaio Jorge. Técnico: Marcelo Fernandes.

GOLS: Viña, aos 7′ do 1ºT (1-0); Kaio Jorge, aos 13′ do 1ºT (1-1); Willian, aos 22′ do 1ºT (2-1); Kaio Jorge, de pênalti, aos 7′ do 2ºT (2-2); Lucas Esteves, aos 32′ do 2ºT (3-2).

Cartões amarelos: Zé Rafael (PAL); Gabriel Pirani, Jean Mota, Lucas Braga e Kaiky (SAN).

Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira
Auxiliares: Fabrini Bevilaqua Costa e Alex Ang Ribeiro
VAR: José Claudio Rocha Filho

Felipe David

Posts Recentes

Fifa pune Canadá com perda de seis pontos nos Jogos de Paris

O Comitê Disciplinar da Fifa puniu o Canadá nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 por…

27 de julho de 2024

Bragantino x Fluminense: onde assistir, escalações e arbitragem

Na primeira rodada do returno, Bragantino e Fluminense medem forças neste domingo (28), às 11h…

27 de julho de 2024

Santos fecha a venda de Joaquim para clube mexicano

O Santos anunciou, neste sábado (27/7), a venda do zagueiro Joaquim ao Tigres, do México.…

27 de julho de 2024

CRB x Santos: onde assistir, escalações e arbitragem

Na noite deste domingo, (28), o líder Santos enfrenta o CRB, 11º colocado, fora de…

27 de julho de 2024

Claudinho, sonho do Flamengo, é titular na goleada do Zenit

Em jogo pela segunda rodada do Campeonato Russo, neste sábado (27/7), o Zenit visitou o…

27 de julho de 2024

Grêmio x Vasco: onde assistir, escalações e arbitragem

Grêmio e Vasco se enfrentam na noite deste domingo (28), às 19h, na Arena Condá,…

27 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!