O Palmeiras conseguiu o que parecia impossível: de praticamente eliminado, quando faltavam três rodadas para o fim, a classificado para a próxima fase do Campeonato Paulista. Mesmo atuando no Moisés Lucarelli, em Campinas, o Verdão fez o dever de (fora de) casa e avançou às quartas de final do Estadual. A equipe venceu a Ponte Preta por 3 a 0 e contou com a ajuda do arquirrival Corinthians, que derrotou o Novorizontino por 2 a 1 em Itaquera. Os gols alviverdes foram anotados por Gustavo Scarpa e Willian, no primeiro tempo, e Wesley na etapa final.

Com o resultado, o Palmeiras ficou na vice-liderança do Grupo C do Paulistão, com 21 pontos, e ultrapassou o Novorizontino, que terminou com 19 pontos. Agora, o Verdão terá pela frente o Red Bull Bragantino nas quartas. Como o time do interior foi o vencedor da chave terá a vantagem de jogar em seus domínios. Antes deste confronto, porém, os comandados de Abel Ferreira viajarão até o Equador para encarar o Independiente del Valle, na terça-feira, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. A Ponte, por sua vez, encerrou sua participação com 13 pontos, em terceiro lugar do Grupo B, atrás dos classificados São Paulo e Ferroviária. Agora a Macaca aguarda a definição do Troféu do Interior para saber quando volta a campo.

Gustavo Scarpa foi o grande nome do Palmeiras no triunfo sobre a Ponte, em Campinas – Cesar Greco/Palmeiras

Primeiro tempo

Abel Ferreira promoveu a estreia do garoto Michel na zaga, mas manteve muitos jogadores que atuaram contra o Santos, como Viña, Giovani, Zé Rafael, Scarpa, Willian e Wesley. Ao perceber que a equipe reserva alviverde ainda estava com a defesa improvisada, a Ponte se aproveitou e conseguiu entrar na área, obrigando Jailson a fazer três grandes defesas. Aos poucos, o Palmeiras passou a ocupar mais seu campo ofensivo e foi letal nas finalizações. Aos 34, Gustavo Scarpa chutou de fora da área de pé esquerdo para abrir o placar com um bonito gol. Nos acréscimos, Scarpa novamente apareceu com destaque no setor ofensivo e cruzou da direita para Willian desviar de cabeça e aumentar a vantagem palmeirense.

Segundo tempo

O Palmeiras voltou avassalador para a etapa final. Logo no primeiro minuto, a dupla formada por Willian e Scarpa mostrou que estava em perfeita sintonia. Após receber passe do atacante pela esquerda, o meia cruzou para Wesley chutar de primeira e fazer o terceiro gol do Verdão. O técnico Fábio Moreno fez um pacote de substituições aos 14 minutos, mas as entradas de Barreto, Bruno Michel e Jean Carlos não surtiram efeito. Entregue, a Ponte não esboçou reação, facilitando a missão palmeirense. Ao ver que sua equipe tinha o domínio das ações e não era ameaçado, Abel Ferreira aproveitou para promover algumas mudanças e poupar alguns nomes, como Scarpa e Wesley. Giovani e Viña fizeram algumas tentativas pela esquerda, mas o placar seguiu sem novas alterações, e o Palmeiras assegurou sua presença nas quartas de final.

PONTE PRETA 0x3 PALMEIRAS – 12ª rodada do Campeonato Paulista

Local: Estádio Moisés Lucarelli, Campinas (SP).

Ponte Preta: Ygor; Apodi (Jean Carlos, aos 14′ do 2ºT), Rayan, Ruan Renato e Felipe Albuquerque (Marcos Júnior, aos 32′ do 2ºT); Dawhan, Vini Locatelli (Barreto, aos 14′ do 2ºT) e Camilo (Renatinho, intervalo); Paulo Sérgio, Niltinho e Moisés (Bruno Michel, aos 14′ do 2ºT). Técnico: Fábio Moreno.

Palmeiras: Jailson; Mayke (Gustavo Garcia, aos 31′ do 2ºT), Michel e Vanderlan; Giovani (Esteves, aos 29′ do 2ºT), Danilo, Gustavo Scarpa (Pedro Bicalho, aos 17′ do 2ºT), Zé Rafael (Fabinho, aos 29′ do 2ºT) e Viña; Wesley (Lucas Lima, aos 17′ do 2ºT) e Willian. Técnico: Abel Ferreira.

Gols: Gustavo Scarpa, aos 34′ do 1ºT (0-1); Willian, aos 47′ do 1ºT (0-2); Wesley, a 1′ do 2ºT (0-3).

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza.

Assistentes: Daniel Paulo Ziolli e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa.

VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral.

Cartões amarelos: – (PON); – (PAL).

Comentários