Abel Ferreira sequer completou 16 meses à frente do Palmeiras e já alcançou uma marca histórica pelo clube. Na noite de quarta-feira (2), viu sua equipe dominar o Athletico, vencer por 2 a 0 e faturar a Recopa Sul-Americana. Com a conquista, o português se tornou o técnico com mais títulos internacionais na história do clube. São três taças, somadas as duas Libertadores e uma Recopa, deixando para trás Luiz Felipe Scolari, campeão de uma Libertadores e de uma Copa Mercosul na década de 90.

Abel Ferreira já é considerado por grande parte dos palmeirenses como o melhor técnico da história do clube – Cesar Greco/SE Palmeiras

Não bastasse a passagem de sucesso pelo Alviverde, Abel acaba de entrar no top-5 de maiores vencedores na trajetória palestrina entre os treinadores. É o quarto técnico com mais conquistas na história do Verdão, com quatro troféus. Perde apenas para Vanderlei Luxemburgo (oito títulos), Oswaldo Brandão (sete) e Luiz Felipe Scolari (seis).

Contratado em outubro de 2020, o atual comandante já disputou oito finais pelo clube paulista. Já é o segundo maior na história, ficando somente atrás de Felipão, que alcançou dez decisões.

O Palmeiras, por sua vez, obteve seu oitavo título desde 2015, quando passou por uma reformulação no departamento de futebol e deu início à parceria com a Crefisa, sua principal patrocinadora. De lá pra cá, o clube faturou ao menos um troféu em quase todas as competições disputadas. Foram dois Brasileiros e duas Libertadores, além de uma Copa do Brasil, um Paulistão e agora uma Recopa Sul-Americana.

No período, os únicos anos sem conquistas foram 2017 e 2019. Das oito taças, quatro foram sob a batuta de Abel Ferreira.

Comentários