Palmeiras e Santos se enfrentam pela grande final da Libertadores no Maracanã, no próximo sábado (30). Os jogadores da base do Palmeiras são algumas das armas de Abel Ferreira para vencer a partida. E o clube começou a investir para que eles fossem mais versáteis. Por exemplo, Gabriel Menino é meio-campista, mas foi para a Seleção Brasileira principal para jogar na lateral. O alviverde percebeu a importância de ter atletas mais completos e investiu isso. Dessa forma, amplia as opções do técnico e valoriza o passe deles.

base do palmeiras
Gabriel Veron tem a confiança de Abel Ferreira – Cesar Greco/ Palmeiras

Em seguida, temos Patrick de Paula, Gabriel Veron e Danilo. Todos receberam indicações e direcionamento para trabalhar em outros setores do campo. Dessa forma, cada vez mais, foram conseguindo espaço no time principal em 2020.

Luxemburgo teve papel importante nessa tarefa. Ele foi campeão paulista em cima do Corinthians com Gabriel Menino e Patrick de Paula tendo boas atuações. Porém, a diretoria alviverde achou que o treinador ainda não era o ideal, pesquisou e encontrou Abel Ferreira, que possui o costume de aproveitar jovens jogadores.

Por fim, para perceber melhor, estatísticas do Palmeiras demonstram que na temporada 2020/2021, até o jogo contra o Corinthians, com vitória por 4 a 0, 16 jovens jogadores apareceram na equipe principal. Por outro lado, no ano de 2019, somente cinco atletas da base jogaram: Vitão, Gabriel Veron, Victor Luis, Léo Passos e Esteves. Enquanto em 2018, foram oito e, em 2017, sete jovens.

Tanto Palmeiras quanto Santos são provas da importância do foco nas categorias de base.

 

Comentários