Com um início arrasador, o Ceará surpreendeu o Palmeiras no Allianz Parque e venceu por 3 a 2 na noite deste sábado (9), na estreia de ambos no Brasileirão-2022. Mendoza, com dois gols, foi o destaque da partida. Lucas Ribeiro, na etapa final, garantiu o triunfo alvinegro na capital paulista. Zé Rafael e Gustavo Gómez, de pênalti, descontaram.

Depois de dez jogos, o Verdão perde a invencibilidade em sua arena na temporada – a equipe de Abel Ferreira estava 100% em casa na temporada. O Ceará nunca havia derrotado o rival como visitante – ao todo, eram 13 partidas.

As notas do Palmeiras

– Cesar Greco / Palmeiras

Enquanto os donos da casa ficam zerados, o Vozão soma três pontos e fecha o primeiro dia de campeonato na liderança, já que os outros jogos do sábado foram empate – Fluminense 0x0 Santos e Atlético-GO 1×1 Flamengo.

O Verdão volta a campo pelo Brasileirão no sábado (16), às 16h30, contra o Goiás, na Serrinha, enquanto o Ceará recebe o Botafogo no dia seguinte, às 19h, no Castelão. Antes, no meio de semana, pela Sul-Americana, os paulistas enfrentam o Independiente Petrolero (BOL), terça-feira, em casa. Já o Vozão enfrenta o Deportivo La Guaira, na mesma data, na Venezuela.

Primeiro tempo

Diante da pressão inicial imposta pelo atual campeão paulista e bi da Libertadores, o Ceará foi corajoso e respondeu com intenso combate na saída de bola, justamente o que o time de Abel está acostumado a fazer com os rivais. Foi dessa forma que Mendoza arrancou aos seis minutos, cruzou para a área e viu Jorge anotar gol contra. O Vozão aproveitou o momento favorável diante de um Palmeiras estranhamente desnorteado e aumentou a vantagem aos 13. Mendoza, de novo ele, precisou de dois arremates para balançar a rede após a bola pipocar na área após escanteio.

O alerta foi aceso, e o Verdão conseguiu se organizar a ponto de diminuir o prejuízo em belo chute de Zé Rafael da entrada da área. Enquanto o Ceará seguiu levando perigo nos contragolpes, Rony quase empatou após tabela.

Segundo tempo

Abel voltou com Atuesta e Navarro em busca de maior presença ofensiva, e com Scarpa indo para a lateral esquerda para fazer cruzamentos. O Ceará recuou e, apostando nos contragolpes, levou muito perigo na maioria dos avanços. Em um deles, puxado por Vina, os visitantes chegaram ao terceiro. Erick finalizou para defesa de Weverton, mas Lucas Ribeiro pegou rebote e encheu o pé para ampliar, aos 40. Ainda deu tempo para Gustavo Gómez, após pênalti desnecessário em Veron, cobrar e diminuir a desvantagem. Depois disso, o que se viu foram confusões dentro e fora de campo em meio a uma arbitragem completamente perdida e que levou o jogo até os 57 minutos.

PALMEIRAS 2 x 3 CEARÁ

1ª rodada da Série A do Brasileiro

Data: 9/4/2022
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Público: 27.100 presentes
Renda: R$ 1.585.113,50
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 15′ do 2ºT), Gustavo Gómez, Murilo e Jorge (Atuesta, intervalo); Danilo, Zé Rafael (Navarro, intervalo), Raphael Veiga (Gabriel Veron, aos 27′ do 2ºT) e Gustavo Scarpa; Dudu (Giovani, aos 27′ do 2ºT) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio (Gabriel Lacerda, aos 2′ do 2ºT) e Bruno Pacheco (Geovane, aos 29′ do 2ºT); Richard Coelho, Rodrigo Lindoso, Fernando Sobral (Richardson, aos 2′ do 2ºT), Lima (Erick, aos 13′ do 2ºT) e Vina; Mendoza. Técnico: Dorival Júnior.
Gols: Jorge, contra, aos 6′ do 1ºT (0-1); Mendoza, aos 13′ do 1ºT (0-2); Zé Rafael, aos 21′ do 1ºT (1-2); Lucas Ribeiro, aos 40′ do 2ºT (1-3); Gustavo Gómez, de pênalti, aos 50′ do 2ºT (2-3).
Árbitro: Caio Max Augusto Vieira (RN)
Assistentes: Jean Márcio dos Santos (RN) e Lorival Candido das Flores (RN)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Jorge, Zé Rafael, Abel Ferreira e Marcos Rocha (PAL); Vina, Mendoza, Luiz Otávio, Richard Coelho, Erick, Geovane, Rodrigo Lindoso, Iury Castilho (banco de reservas) e Nino Paraíba (CEA).

Cartão vermelho: Vina, aos 54′ do 2ºT (CEA)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Comentários