Menos de um mês depois da derrota na final do Mundial de Clubes, contra o Chelsea, os torcedores alviverdes puderam festejar novamente. Depois do 2 a 2 no jogo de ida, em Curitiba, o Palmeiras se impôs no Allianz Parque diante de mais de 30 mil presentes e faturou seu quarto título na era Abel. A conquista da Recopa Sul-Americana, inédita para o clube e disputada entre os campeões da Copa Libertadores e da Sul-Americana de 2021, veio graças ao triunfo por 2 a 0 sobre o Athletico-PR nesta quarta-feira (2). Zé Rafael e Danilo anotaram os gols na etapa final.

Veja como foi a atuação palmeirense na vitória sobre o Furacão no Allianz

O Verdão havia sido vice-campeão na edição passada, quando perdeu para o Defensa y Justicia (ARG) nos pênaltis. A conquista diante dos paranaenses foi a primeira do técnico Abel Ferreira na casa palmeirense nesta que foi a oitava final disputada com a equipe paulista.

Primeiro tempo

Com um bom volume e dentro do campo adversário, o Palmeiras foi bastante superior nos 45 minutos iniciais. Mesmo assim não foi o suficiente para transformar o domínio em gols. Diante de um Athletico recuado e apostando em encontrar espaços em velocidade, os donos da casa abusaram, sem sucesso, dos cruzamentos na área. As maiores chances de perigo foram em arremates de fora da área, com Veiga, Rony e principamente com Dudu.

Segundo tempo

Abel Ferreira apostou em Wesley na vaga de Veron para renovar o ataque, mas foi a bola parada que funcionou a princípio. Aos cinco minutos, Zé Rafael cobrou falta com categoria para abrir o placar. Nem mesmo a desvantagem levou o Athletico a mexer em sua proposta de aguardar o rival para sair em contra-ataques. A única oportunidade paranaense ocorreu após a entrada de Marlos e em uma cabeçada de Erick que Weverton não rebateu bem.

O Verdão, com uma atuação segura, assegurou o triunfo aos 42. Após roubada de bola de Atuesta no meio de campo, Danilo chutou colocado para ampliar. O clima esquentou na comemoração do gol, e o técnico Abel Ferreira acabou expulso por chutar um copo na mesa do delegado da partida e que teria atingido membros do banco de reservas do Furacão. Aos gritos de “Abel”, a torcida não precisou sequer do apito final para ir à loucura com mais uma taça.

PALMEIRAS 2 X 0 ATHLETICO-PR

Recopa Sul-Americana (final/volta)

Data: 2/3/2022
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
PALMEIRAS: Weverton, Marcos Rocha, Murilo, Gustavo Gómez e Píquerez; Danilo, Zé Rafael (Jailson, aos 24′ do 2ºT) e Raphael Veiga (Mayke, aos 41′ do 2ºT); Dudu (Atuesta, aos 41′ do 2ºT), Gabriel Veron (Wesley, intervalo) e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
ATHLETICO: Santos, Khellven (Christian, aos 39′ do 2ºT), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Erick, Hugo Moura (Rômulo, aos 40′ do 2ºT), Matheus Fernandes (Julimar, aos 28′ do 2ºT) e Léo Cittadini (John Mercado, aos 14′ do 2ºT); David Terans (Marlos, aos 14′ do 2ºT) e Pablo. Técnico: Alberto Valentim.

Público / Renda: 30.065 / R$ 2.562.317,30
Gols: Zé Rafael, aos 5′ do 2ºT (1-0); Danilo, aos 42′ do 2ºT (2-0).
Árbitro: Jesús Valenzuela (VEN)
Assistentes: Jorge Urrego (VEN) e Tulio Moreno (VEN)
VAR: German Delfino (ARG)
Cartões amarelos: – (PAL); – (ATH)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários