Naves fez sua estreia pelo Palmeiras nesta temporada, no segundo tempo da vitória por 3 a 0 sobre o Juventude, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro, em Caxias do Sul. O defensor, da equipe sub-20, ficou apenas 14 minutos em campo (substituiu Rony, aos 34), mas foi o suficiente para receber elogios de Abel Ferreira.

Titular na conquista da Copa São Paulo pelo Verdão, em janeiro, e com 20 anos recém-completados no dia 8 de maio, o jogador pode atuar tanto na zaga quanto no meio de campo. Ele faz parte da metodologia de sucesso aplicada no clube, intitulada de “futebol total” e explicada pelo gerente de futebol Cícero Souza, em entrevista ao Jogada10.

Naves em ação pelo Palmeiras no jogo diante do Juventude – Cesar Greco/Palmeiras

Neste conceito, ocorre a implementação de um padronização de ideias já na base que, por sua vez, trabalha de modo integrado ao profissional e com atletas inseridos em uma mentalidade de servir em mais de uma posição.

Naves atuou duas vezes na equipe profissional do Palmeiras, no fim do ano passado. Em 2022, antes de enfrentar o Juventude, ele já havia ficado à disposição no banco de reservas em sete partidas – a última contra o Emelec, na semana passada. O atleta tem chamado a atenção nos treinamentos, tanto que Abel Ferreira se mostrou impressionado com a seriedade do zagueiro durante as atividades na Academia de Futebol:

“Sempre falo que observo a base com muito carinho. Os jovens são muito importantes para nosso trabalho, damos muito valor a eles. Desde que chegamos trabalhamos muito com os meninos, chamamos para treinar conosco. Quando sinto que podem ajudar, vou usar, mas de forma consistente. São nos treinos que os jogadores têm a chance de passar confiança ao treinador. Naves tem muita qualidade, e o que surpreende é a maturidade e seriedade com que treina. Na zaga a concorrência é forte, mas estamos felizes com o desempenho dele. É questão de tempo”.

Kaiky Naves iniciou a carreira no Santos aos sete anos, ainda no futsal, e permaneceu até os 13, quando foi dispensado na gestão Modesto Roma em 2015. Chegou ao Palmeiras em 2017 e foi campeão sub-17 do Mundial de Clubes, da Copa do Brasil e da Supercopa.

Em razão de uma lesão grave no joelho e a pausa no calendário pela pandemia, o defensor ficou sem atuar entre janeiro de 2020 e junho de 2021. Em seu retorno ao campo, faturou o Paulista Sub-20. No último dia 9, ele renovou seu contrato com o Verdão até dezembro de 2025.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários