Abel Ferreira é o novo treinador do Palmeiras. A confirmação ocorreu na noite desta sexta-feira (30), quando o Verdão divulgou em seu site oficial o acerto com o português que estava no comando do PAOK Atenas, da Grécia. Ele assinará um contrato com validade até 2022.
Para tirá-lo do clube grego, o Palmeiras abriu o cofre. Topou pagar 600 mil euros de multa contratual (R$ 4 milhões) e aceitou desembolsar uma cota extra do mesmo montante caso Abel consiga resultados relevantes no comando do Alviverde (Libertadores ou Brasileirão).
Abel Ferreira será o 23º técnico estrangeiro a comandar o Palmeiras, sendo que o último foi o argentino Gareca. Ele é o oitavo europeu desta lista e o primeiro desde o italiano De Domenico (em 1941). Também será a primeira vez que o time será treinado por um português.
Os oito europeus do Verdão
A lista dos europeus (todos entre os anos 20 e 40) é a seguinte: Adriano Merlo (italiano), Emeric Hirchel (húngaro), Attilio Fresia (italiano) Dante Vagnotti (italiano) e Renzo Mangiante (italiano) Eugênio Medgyessy (húngaro) e De Domenico (italiano).
Histórico de Abel
Ex-lateral-direito com algum sucesso no Sporting, mas sem títulos relevantes ou passagem pela Seleção, Abel Ferreira pendurou as chuteiras aos 31 anos e logo começou a carreira de técnico. Ele é bem cotado em Portugal, muito em razão de sua excelente performance no primeiro time principal que comandou, o Braga, entre 2017 e 2019, conseguindo resultados notáveis (mas nenhum título). No ano passado foi para o PAOK e sua grande façanha ocorreu em setembro: seu time eliminou o Benfica de Jorge Jesus numa das eliminatórias da Champions (mas nos playoffs foi eliminado pelo Krasnodar e não avançou para a fase de grupos).
Comentários