Após pintar a América do Sul de verde, o Palmeiras buscará colorir o restante do mundo com as suas cores. Com o título da Libertadores, o Alviverde garantiu vaga no Mundial de Clubes da Fifa, que será disputado em 2022, nos Emirados Árabes Unidos. O clube brasileiro foi o último classificado para o torneio, que já tinha as demais vagas preenchidas.

Soy loco por tri, América! Palmeiras vence o Fla na prorrogação e leva a Libertadores

Campeão da Libertadores de 2021, o Palmeiras garantiu a vaga no Mundial de Clubes da Fifa – Buda Mendes/Getty Images

O Mundial de Clubes volta a ser disputado em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, como aconteceu em 2009, 2010, 2017 e 2018. Além do Palmeiras, campeão da Libertadores e representante da América do Sul, também estão classificados: Chelsea (campeão da Champions da Europa), Al Hilal (campeão da Champions da Ásia), Al Ahly (campeão da Champions da África), Monterrey (campeão da Champions da Concacaf), Auckland City (representante nomeado pela Oceania) e Al Jazira (representante do país sede).

Campeão Mundial em 1951, o Palmeiras ainda não conquistou o torneio sob a tutela da Fifa. Em 2020, o Alviverde foi eliminado na semifinal pelo Tigres, do México, após ser derrotado por 1 a 0. O Bayern de Munique, da Alemanha, terminou campeão da competição, e garantiu que o troféu continuasse na Europa pelo oitavo ano consecutivo. O último europeu derrotado no torneio foi o Chelsea, em 2012.

O sorteio do chaveamento será realizado na próxima segunda-feira, às 13h, em Zurique, na Suíça. Palmeiras e Chelsea, representantes da América do Sul e Europa, entram na semifinal. O Mundial de Clubes ainda não tem data definida, mas a Fifa planeja realizá-lo no mês de fevereiro de 2022. O torneio deve ser o último no atual formato e, depois, passará a ter 24 participantes.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários