O Defensa Y Justicia é campeão inédito da Recopa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, no Mané Garrincha, em Brasília, em jogo nervoso, truncado e dramático, o time argentino venceu o Palmeiras no tempo normal 2 a 1 fazendo o gol que levou o jogo para a prorrogação aos 48 da etapa final. No tempo extra, o Verdão perdeu um pênalti (com Gustavo Gómez). A decisão foi para as penalidades e deu Defensa:  4 a 2.

No tempo normal, Raphael Veiga marcou para o Palmeiras de pênalti. Braian Romero empatou para o Defensa ainda primeiro tempo e Benítez virou nos acréscimos. Nas cobranças, o Defensa acertou todas as cobranças. Luiz Adriano e Weverton perderam.

Palmeiras x Defensa y Justicia-ARG (14/04/2021)
Meza derruba Rony. Pênalti que Raphael Veiga cobrará em seguida para fazer o gol do Palmeiras – Cesar Greco/Palmeiras

Primeiro tempo

O Palmeiras  começou recuado, esperando o Defensa. Apostou em contra-ataques. No primeiro, Rony lançou Wesley, que driblou o goleiro e chutou. Mas o  zagueiro salvou. O juiz marcou impedimento bem polêmico. No ataque seguinte, aos 22, Rony recebeu pelo meio, entrou na área e foi derrubado por Meza. Raphael Veiga cobrou com força e marcou.   O Verdão recuou ainda mais e acabou cedendo o empate num erro coletivo da defesa. Pizzini recebeu nas costas de Gustavo Gómez, foi ao fundo e cruzou para a bomba de Braian Romero. Daí para a frente, o Defensa foi melhor, assustou mais e obrigou Weverton (que falhara num lance no início do jogo) a fazer boas defesas. Não por acaso, o Defensa foi para o intervalo com mais posse (56%), finalizações (8 a 3) e chutes certos ao gol (4 a 1).

Segundo tempo

Os times não estavam criativos, mas tiveram ótimas oportunidades. O Defensa normalmente em jogadas nas costas do laterais. E, aos 22, Viña, que não vinha bem, numa dividida acertou com o pé a cabeça de Matías Rodriguez. Levou o vermelho e o Verdão ficou com dez. O Palmeiras começou a se retrancar, só  arriscou em contra-ataques. O  melhor foi aos 35, quando Veron recebeu pela esquerda entrou na área e chutou para defesa parcial do goleiro Unsain. Neste lance, Veron, que entrara aos 18 da etapa final, saiu machucado. Abel Ferreira aproveitou para fechar de vez o Palmeiras. Apenas com Rony na frente e vários volantes. O time se segurou até os 48, quando Benítez pegou uma sobra e mandou uma bomba de fora da área.  Defensa 2 a 1. Prorrogação.

Tome nervosismo. E pênalti perdido

No tempo extra, a tensão foi nas alturas por culpa da arbitragem. O árbitro Leodan González, inicialmente não marcou um  pênalti claro de Rony em Unsain, aos cinco minutos.  Teve de ir até o VAR para confirmar uma obviedade. Isso deixou os jogadores à flor da pele e eles se desentenderam, o mesmo ocorreu no banco e todos quase foram às vias de fato. No fim, dirigentes expulsos e o atacante Braian Romero, também. Gustavo Gómez cobrou o pênalti e perdeu. O jogo seguiu tenso até o fim e foi para as pênaltis.

Para o Palmeiras: Gabriel Menino, Gustavo Gómez, Rony marcaram;  Luiz Adriano  e Weverton perderam

Para o Defensa: Frias, Merentiel, Isnaldo, Enzo Fernández  marcaram.

 

PALMEIRAS 1×2 DEFENSA Y JUSTICIA  (2 a 4 nos pênaltis)

Data: 14/4/2021,  às 21h30 (de Brasília)
Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Luiz Adriano, no intervalo da prorrogação), Gustavo Gómez, Luan e Matías Viña; Danilo, Patrick de Paula (Felipe Melo, aos 37′ do 2ºT)  e Raphael Veiga (Gabriel Menino, aos 31′ do 2ºT) ; Breno Lopes (Mayke, aos 18′ do 2ºT), Wesley (Gabriel Veron, aos 18′ do 2ºT e, depois Empereur, aos 36′ do 2ºT)  e Rony. Técnico: Abel Ferreira.
DEFENSA y JUSTICIA: Unsain; Matías Rodríguez (Britez, no Intervalo da prorrogação); Frias, Meza e Benítez (Breitenbruch, aos 6′ do 2ºT da prorrogação) ;  Loaiza (Hachen, aos 32′ do 2ºT), Enzo Fernández, Pizzini (Merentiel, aos 38′ do 2ºT) e Rotondi (Isnaldo, aos 34′ do 2ºT); Walter Bou (Escalante, no intervalo da prorrogação) e Braian Romero. Técnico: Sebastián Beccacece.

Gols:  Raphael Veiga,de pênalti,  aos 22′ do 1ºT (1-0); Braian Romero, aos 30′ do 1ºT (1-1), Benítez, aos 48′ do 2T (1-2)

Árbitro: Leodan Gonzalez (URU)
Assistentes: Nicolas Taran (URU) e Richard Trinidad (URU)
VAR: Julio Bascuñan (CHI)

Cartões amarelos: Wesley, Marcos Rocha, Patrick de Paula, Rony (PAL) Loaiza, Benítez, Frias (DEF)

Cartões vermelhos: Viña (PAL, aos 22′ do 2ºT) Brian Romero (DEF, aos 52 do 1ºT da prorrogação)

Comentários