O Palmeiras é o primeiro semifinalista da Libertadores-2020. Nesta terça-feira, no Allianz Parque, o Verdão derrotou o Libertad por 3 a 0, gols de Scarpa, Rony e Gabriel Menino. Somando estre triunfo ao 1 a 1 do jogo de ida, se qualificou para a próxima fase  da competição. Seu adversário será o vencedor do duelo entre Nacional-URU e River Plate-ARG (que se enfrentam nesta quinta-feira, em Montevidéu. Na ida, River 2 a 0).

Palmeiras x Libertad - 15/12/2020
Gustavo Scarpa comemora seu gol, o primeiro do Palmeiras sobre o Libertad – Cesar Greco

Primeiro tempo

O jogo não começou fácil para o Palmeiras. O Libertad entrou marcando muito bem e equilibrando as ações, criando situações de perigo. Aos 16, só não abriu o placar com Sebastian Ferreira por causa de uma belíssima intervenção de Weverton. O atacante da seleção paraguaia recebeu na entrada da área, tirou Gustavo Gómez (seu companheiro no selecionado)  e, livre, parou no paredão. Já o Palmeiras, só foi ter a primeira grande chance real aos 21. E mostrou para o que veio. A boa trama fez a bola chegar até Raphael Veiga, que rolou  para Rony. Este deixou para a chegada de Scarpa. O chute seco e rasteiro passou por baixo das pernas de Adorno e matou o goleiro Martin Silva. 1 a 0.

O Libertad seguiu em cima, pois um gol levaria o jogo para os pênaltis. Já o Palmeiras, atacando muito pelo setor esquerdo, oferecia perigo. Num escanteio aos 35, Scarpa cobrou na cabeça de Luan e o goleiro Martin Silva fez ótima defesa.  Neste lance ocorreu um choque de cabeça violento entre o palmeirense Gustavo Gómez e Bareiro.

Segundo tempo

Os lesionados acabaram saindo. Bareiro, ainda no intervalo; Gustavo Gómez, aos 11 minutos, não pelo choque na cabeça, mas por uma lesão muscular. Entrou Emerson Santos.

O Libertad era bem perigoso, tocando a bola com qualidade, aproveitando o espaço que o Palmeiras dava (o time marcava apenas a partir da sua intermediária). Mas aí, aos 18, veio o lance decisivo. Piris deu um chute em Raphael Veiga. Após consultar o VAR, o árbitro expulsou o lateral esquerdo do time paraguaio.

Inteligentemente, o Palmeiras, que atacava pouco pela direita, passou a jogar por aquele setor.  Aos 19, pela direita, Gabriel Veron perdeu uma chance incrível na cara de Martin Silva, que abafou a finalização do palmeirense. Aos 22,  Gabriel Menino levou a bola, esperou a ultrapassagem de Marcos Rocha e este cruzou rasteiro para Luan ampliar. 2 a 0.  O jogo ficou aberto de vez. Willian (que entrara pouco antes) cabeceou e Martin Silva fez novo milagre; Marcos Rocha deu um mole ao atrasar mal uma bola, mas se recuperou e evitou o gol paraguaio; aos 37,  Scarpa recebeu pela esquerda e cruzou para o gol de Gabriel Menino. 3 a 0 e vaga garantida.

 

PALMEIRAS  3x 0 LIBERTAD-PAR

Data: 13/12/2020 – Quartas de final da Libertadores
Local: Allianz Parque, São Paulo (SP)
Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha (Mayke, aos 40′ do 2ºT), Luan, Gustavo Gómez (Emerson Santos, aos 11′ do 2ºT)  e Viña; Danilo, Gabriel Menino, Gabriel Veron e Raphael Veiga (Zé Rafael, aos 30′ do 2ºT); Gustavo Scarpa  (Breno, aos 40′ do 2ºT) e Rony (Willian, aos 30′ do 2ºT). TEC: Abel Ferreira
LIBERTAD-PAR:  Martin Silva; Ramirez, Luis Cardozo, Adorno e Piris; Campuzano (Franco, aos 34′ do 2ºT), Cáceres (Martínez, aos 24′ do 2ºT) , Bareiro (Villalba, no Intervalo) e Espinoza; Ferreira  (Enciso, aos 23′ do 2ºT)e Adrian Martínez (Oscar Cardozo, no Intervalo). TEC Gustavo Morinigo

Gols: Gustavo Scarpa, aos 21′ do 1ºT (1-0); Rony, aos 27′ do 2ºT (2-0); Gabriel Menino, aos 37′ do 2ºT (3-0)

Árbitro: Jesus Valenzuela (Fifa-VEN)
Auxiliares: Jorge Urrego e Tulio Moreno (Ambos da Venezuela)
VAR:  Jhon Ospina (COL)
Cartões Amarelos: Adorno (LIB)
Cartões Vermelhos: Piris, (LIB, aos 18′ do 2ºT)

Comentários