O São Paulo entra em campo nesta terça-feira (20) para enfrentar o Sporting Cristal (PER), às 21h30, pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores. A partida, que será realizada no Peru, será o pontapé inicial do clube do Morumbi na competição continental, mas o retrospecto de estreias recentes não é nada favorável para o Tricolor.

São Paulo x Bragantino - Rubens Chiri/saopaulofc.net
São Paulo estreia na Libertadores nesta terça-feira contra o Sporting Cristal – Rubens Chiri/saopaulofc.net

O São Paulo não estreia com vitória na Libertadores já faz 11 anos. A última vez foi em 2010, quando o Tricolor Paulista derrotou o Monterrey, do México, por 2 a 0. Coincidentemente, foi a última vez que o Soberano se classificou em primeiro na fase de grupos.

Desde então, sempre que o São Paulo perdeu em sua estreia, o time se complicou bastante durante a fase de grupos. Em 2013, o Tricolor perdeu para o Atlético Mineiro por 2 a 1. Em 2015 o revés foi contra o Corinthians por 2 a 0. Por fim, em 2016, foi a derrota para o The Strongest por 1 a 0, no Pacaembu. Coincidentemente, naqueles três anos, o São Paulo se classificou na segunda posição do grupo com bastante dificuldade.

Na última edição da Libertadores, o Tricolor perdeu para o Binacional (PER) por 2 a 1 e, no fim, não conseguiu se classificar para o mata-mata da competição. Sem contar que o São Paulo tem como meta orçamentária a classificação as oitavas de final. O objetivo é considerado conservador, no entanto, traz uma responsabilidade para o time do técnico Hernán Crespo.

Confira as últimas estreias do São Paulo na fase de grupos da Libertadores:

2020 – Binacional 2×1 São Paulo
2016 – São Paulo 0x1 The Strongest
2015 – Corinthians 2×0 São Paulo
2013 – Atlético Mineiro 2×1 São Paulo
2010 – São Paulo 2×0 Monterrey

Comentários