Betinho Marques

Para manter a ilusão do doce futebol é preciso manter a distância

Talvez seja um alerta ao coração – Aproximar demais do que se ama pode tirar o brilho, pode fazer adentrar nos poros abertos das impurezas.Talvez também não caiba da nossa parte a hipocrisia de dizer que vivemos da luz solar, que não desejamos ser vistos pelo nosso trabalho e, assim, possivelmente remunerados de maneira justa.
De certa forma, aproximar do futebol e do jornalismo é apaixonante e desapaixonante. Ao dizer isso, não queremos induzir a nossa falsa perfeição imperfeita, nada disso. A verdade é que o legal do futebol é a crença, a ilusão de que todos são bacanas, éticos, corretos e que o picolé com o filho terá sempre aquele cheiro de memória. O que mantém tudo isso no corpo é a ilusão, a esperança e a distância de segurança.
Mais uma vez, nada contra ser bem-sucedido, nada disso. Temos que lutar para sê-lo. A questão é o preço que se paga por isso ou que se está disposto a receber para não se orgulhar de si para receber o benefício de alguma “sacanagem” do barato oportunismo.
Todos neste contexto sabem quem são os “caretas” e quem são os corrompidos, somos testados todos os dias. Os preços e formatos são escolhidos por cada um e o filtro comercial se debate com a verdade todos os dias.
Mas, assim como há a Doutora Patrícia que salva cachorros até sem visão e estuda para resolver problemas quase que impossíveis e só depois pensa como será para viabilizar financeiramente o tratamento dos bichinhos e os respectivos pagamentos, há também ótimos profissionais no meio do futebol, que são dedicados e loucos pelo que fazem. Claro que há.

Futebol e a ilusão

Mas o que se reporta aqui é: a paixão é fruto do brilho da ilusão. Aproximar é um risco inerente ao processo, é ver os poros, é entrar na cozinha do restaurante e, no caso do futebol, há lugares e pessoas que cheiram muito mal. Portanto, corra delas logo, negue estar em algumas reuniões, “casque fora” do “estranho”, do tentador ou constrangedor.
Mais uma vez: ser bem-sucedido é muito legal e desejável. A questão é: dá para sair com a consciência e a lealdade limpinhas? Dá para assinar a “redação” do dia sem sentir vergonha de si mesmo? Enfim, são perguntas que nos fazemos todos os dias na bifurcação entre ser autêntico e assumir as broncas, falhas e os telefonemas. Seria mais fácil usar um perfil fake no Twitter ou o conveniente “da Redação”? Já diziam os Engenheiros do Hawaii:
“Mas nós vibramos em outra frequência, sabemos que não é bem assim. Se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho não seria ruim”. Quem se aproxima demais, precisa amar o simbolismo, os distintivos, as bandeiras do futebol, tudo isso que encanta. Caso contrário, fim da ilusão.
A paixão precisa de brilho. Mantenha distância de segurança da “cozinha do restaurante”! Se você não couber, saia de cena em paz e o doce do futebol talvez fique intacto na memória.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Interino do Internacional pede apoio do torcedor e fala sobre Roger Machado

O Internacional perdeu o primeiro jogo dos playoffs da Copa Sul-Americana por 1 a 0,…

17 de julho de 2024

Estreante da noite, Ramón Díaz promete evolução no Corinthians

Na estreia de Ramón Díaz, o Corinthians derrotou o Criciúma por 2 a 1 nesta…

17 de julho de 2024

Exames apontam lesão de ligamento, e Messi não tem prazo de retorno

Lionel Messi deve custar a retornar aos gramados após se machucar na final da Copa…

17 de julho de 2024

São Paulo x Grêmio: onde assistir, escalações e arbitragem

Nesta quarta-feira (17), São Paulo e Grêmio se enfrentam pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro.…

17 de julho de 2024

Neymar se reapresenta no Al-Hilal após lesão no joelho

Neymar está de volta ao Centro de Treinamento do Al-Hilal. O brasileiro se reapresentou ao…

16 de julho de 2024

Cacá exalta a competitividade do Corinthians diante do Criciúma

Nesta terça-feira (16), o Corinthians derrotou o Criciúma por 2 a 1, pela 17ª rodada…

16 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!