O São Paulo encara o Grêmio na próxima quinta-feira (02), às 20h, na Arena do Grêmio, pela 35° rodada do Campeonato Brasileiro, querendo mudar seu patamar na competição. Brigando contra o rebaixamento nesta reta final de torneio, um triunfo do Tricolor Paulista no Rio Grande do Sul pode mudar o objetivo do clube na temporada.
O Tricolor soma 45 pontos e está a apenas um de alcançar uma pontuação que sacramentaria de vez sua permanência na Série A. Um triunfo no Sul, por outro lado, muda a direção são-paulina da parte baixa para a disputa de uma vaga na Copa Libertadores. O América-MG, oitavo colocado e último posicionado na zona de classificação para o torneio, soma 49 pontos e 36 jogos. Uma vitória em cima do Grêmio, deixaria o Tricolor Paulista apenas a um ponto do Coelho.
Portanto, os três pontos diante do Tricolor gaúcho, que ficaria perto do rebaixamento em caso de derrota, se tornam fundamentais para deixar o fim de Brasileirão menos amargo e fazer a equipe de Rogério Ceni brigar pelo objetivo estabelecido pelo clube no início da temporada.
Dentro da previsão orçamentária do clube para 2021, o São Paulo previa a sexta colocação como a mínima posição para a temporada. Essa colocação, porém, dificilmente será alcançada nesta reta final, já que o Fortaleza já soma 52. Apesar da diferença financeira entre o prêmio pelo sexto e o oitavo lugar, o posto se encaixa de maneira semelhante à previsão do início da temporada, já que o antigo G-6, grupo de classificação para a Libertadores de 2022, se tornou G-8.
Comentários