Vasco e Bahia mediram forças na noite desta segunda-feira, em São Januário
Vasco e Bahia mediram forças na noite desta segunda-feira, em São Januário - Foto: Matheus Lima/Vasco

Em noite especial de Payet, o Vasco fez valer o mando de campo mais uma vez no Brasileirão e emplacou sua segunda vitória seguida. O 3 a 2 sobre o Bahia, na noite desta segunda-feira (28), marcou o encerramento da 31ª rodada e a estreia do terceiro uniforme cruz-maltino.

Com Coutinho preservado, o francês foi a voz de comando no meio-campo, em especial no primeiro tempo. Fez dois gols após Emerson Rodríguez abrir o placar. Esta é a primeira vez, aliás, que ele anota duas vezes com a camisa vascaína. Já os comandados de Rogério Ceni reagiram – Luciano Rodríguez e Ademir descontaram – e pressionaram até o fim, mas não evitaram a derrota em São Januário.

Os cariocas, portanto, se mantêm firmes na briga pelo grande objetivo na temporada: garantir participação em um torneio continental em 2025. E a vaga na Pré-Libertadores passa a ser um sonho real.

ATUAÇÕES DO VASCÃO. CONFIRA!

O resultado fez o Vasco ganhar a posição do Atlético na tabela, pulando, assim, para o nono lugar, agora com 43 pontos. A diferença para o São Paulo, que fecha o G6 (zona de classificação para a Libertadores), é de oito pontos a sete rodadas para o fim da competição. O Esquadrão de Aço segue em sétimo, com 46, e amarga três partidas sem vencer.

A Colina virou baile!

O Vasco fez um primeiro tempo fulminante, se lançando à frente e dominando as ações. Assim, chegou a construir uma vantagem de três gols. Emerson Rodríguez abriu o placar aos 11′, aproveitando rebote do goleiro Marcos Felipe após arremate de Puma Rodríguez. Seis minutos depois, Payet ampliou de pênalti após Rayan invadir a área e cair ao se chocar com Kanu. E coube ao francês, aos 31′, anotar o terceiro do Cruz-Maltino em finalização na entrada da área. O Bahia só reagiu nos minutos finais depois que Rogério Ceni apostou nas entradas de Ademir e Luciano Rodríguez. E foi justamente a dupla que participou do gol: Ademir fez cruzamento para cabeceio de Luciano.

Nervosismo, pressão e sufoco na etapa final

O Vasco teve dificuldade para manter a marcação adiantada como fez no primeiro tempo. O Bahia, por sua vez, mostrou nervosismo para concluir melhor as jogadas. Mas ainda, assim, fez uma etapa de maior equilíbrio. Os anfitriões conseguiram ajustar a pegada, mas Ademir animou a partida que parecia encaminhada para os cariocas, Aos 29′, o atacante recebeu pela direita e cruzou para Luciano se adiantar à marcação de Maicon na primeira trave, cabeceando com estilo: 3 a 2. O Tricolor deu ares dramáticos ao jogo e só não empatou porque Rafael Ratão, no apagar das luzes, parou em defesa de Léo Jardim e, no rebote, já com o goleiro caído, conseguiu a proeza de mandar para fora na pequena área. Ainda deu tempo para Jair entrar e ficar em campo por dois minutos até o apito final.

Próximos jogos

Pela 32ª rodada, o Vasco desafia o líder Botafogo, no Nilton Santos, na terça-feira (5/11), às 21h30. No mesmo dia e horário, aliás, o Bahia recebe o São Paulo em confronto direto pelo G6 na Fonte Nova, em Salvador.

VASCO 3×2 BAHIA

Jogo da 31ª rodada do Brasileirão 
Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 28/10/2024 (segunda-feira)
Público: 17.213 (16.698 pagantes) / R$ 867.875,00
Gols: Emerson Rodríguez, 11’/1ºT (1-0); Payet/pen, 17’/1ºT (2-0); Payet, 31’/1ºT (3-0); Luciano Rodríguez, 41’/1ºT (3-1); Ademir, 29’/2ºT (3-2).
VASCO:
Léo Jardim; Paulo Henrique,  João Victor, Maicon e Lucas Piton; Mateus Carvalho (Jair, 49’/2ºT), Galdames, Puma Rodríguez (Maxime Dominguez, 19’/2ºT) e Payet (Sforza, 39’/2ºT); Emerson Rodríguez (Maxsuell Alegria, 41’/2ºT) e Rayan (Alex Teixeira, 19’/2ºT). Técnico: Rafael Paiva.
BAHIA: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba (Iago, 31’/2ºT); Caio Alexandre (Acevedo, intervalo), Jean Lucas (Ademir, 37’/1ºT), Everton Ribeiro e Cauly (Rafael Ratão, intervalo); Thaciano e Everaldo (Luciano Rodríguez, 37’/1ºT). Técnico: Rogério Ceni.
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Marcelo Carvalho Van Gasse (SP)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões Amarelos: Galdames, Maicon, Payet (VAS); Thaciano, Gabriel Xavier (BAH)

Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads,  TwitterInstagram e Facebook.

Comentários