Nesta segunda-feira (27), Pelé foi um dos protagonistas da premiação The Best, da Fifa. A saber, falecido no final de 2022, o Rei recebeu diversas homenagens ao longo da cerimônia, todas contando com falas e gestos de diversos astros do futebol.

No primeiro ato da cerimônia, Gianni Infantino, presidente da Fifa, subiu ao palco e, após agradecer a presença de todos os convidados, deu início às homenagens a Pelé. Assim, o mandatário do futebol mundial afirmou que o Rei é eterno.

“O futebol é alegria, emoção, mas perdemos alguns amigos, e precisamos lembrar. Lembremos do Rei do Futebol, Pelé. O que dizer sobre Pelé? Nos o perdemos a saudade é imensa, mas o Pelé é eterno, ele estará sempre conosco e assim será. Gostaríamos de agradecer à família do Pelé por estar aqui hoje”, disse Infantino.

Ronaldo e Márcia Aoki, viúva do Rei, destacam importância do Pelé para o futebol

Após a fala do presidente da Fifa, Ronaldo Fenômeno, campeão da Copa do Mundo de 2022 com a Seleção Brasileira, foi chamado ao palco e lembrou momentos vividos com Pelé, além de destacar a importância do Rei na luta contra o racismo.

“Falar do Pelé para mim é muito difícil. Eu vejo um jogador muito à frente do seu tempo, que serviu de inspiração para mim e para todo o mundo do futebol. Nos anos 50, ele já era moderno, chutava com as duas, fazia gol de bicicleta, de cabeça, já pedalava e era extremamente inteligente. Me lembro dele como um amigo querido. Quando tive minha primeira lesão, ele me visitou em casa e levou muito amor e carinho num momento mais difícil da minha vida”, começou dizendo.

“Dois anos depois, ele estava lá quando conquistamos a Copa do Mundo. Ele também será lembrado pelo impacto na sociedade. Quando ele jogava, o mundo era muito mais racista do que é hoje. Negro, ele se tornou o melhor do esporte mais praticado do planeta. Essa luta ainda não acabou, mas peço que todos se inspirem na luta do Rei Pelé. Ele foi o maior dentro de campo e teve um impacto gigantesco na sociedade. Descanse em paz, meu amigo”, completou Ronaldo.

Após a fala, Ronaldo ainda deu a Márcia Aoki, viúva de Pelé, um troféu do The Best, entregue pela Fifa ao Rei do Futebol como homenagem póstuma.

“É uma honra estar aqui nesse tributo maravilhoso ao Edson Arantes, o Pelé. Deus nos deu o Edson e o Edson nos deu o Pelé. O mundo, tão bem, recebeu ambos”, disse Márcia.

Márcia Aoki subiu ao palco para homenagem – Reprodução/FIFA

Não deixe de aproveitar o bônus do galera.bet para fazer as suas apostas nos principais jogos no Brasil e no mundo

Astros do futebol falam sobre Pelé

Na chegada à cerimônia, Roberto Carlos, ex-lateral da Seleção Brasileira e do Real Madrid, citou as críticas a nomes importantes do futebol brasileiro pela ausência no enterro de Pelé, mas valorizou os feitos do ex-jogador.

“É a história de uma lenda. Ele, vivo, deu muita alegria para nós. Fomos questionados por não ter ido no enterro, mas eu digo que tudo o que ele fez em vida foi maravilhoso.  Só tenho a agradecer por tudo que ele fez, ele ensinou a gente a jogar futebol. Para nós, brasileiros, é uma honra, uma satisfação. Vamos nos emocionar com essa homenagem”, afirmou Roberto Carlos.

Em seguida, durante a cerimônia, Jairzinho, companheiro de Pelé na conquista da Copa do Mundo de 1970, valorizou a dedicação de Pelé no futebol e afirmou que tudo isso o fez se tornar o jogador que foi.

“Estou muito feliz em ver o reconhecimento de um dos maiores artistas do futebol. Parabéns a ele e agradeço a ele por me dar a oportunidade de conviver e aprender com ele tudo o que fazia e que levou o Brasil a ser tricampeão do mundo. Pelé não era somente um grande jogador, era um espelho de todas as condições que um atleta deve desenvolver”, disse Jairzinho.

Por outro lado, Carli Lloyd, jogadora estadunidense destacou a importância de Pelé para o desenvolvimento do futebol nos Estados Unidos.

“Não tive a sorte de ter nascido a tempo de ver Pelé jogando futebol, mas ele transcendeu. Eu sempre ouvi falar dele, do camisa 10 famoso e ele realmente acendeu uma paixão nos EUA pelo futebol (em passagem pelo NY Cosmos). Graças a ele, as pessoas começaram a jogar esse esporte e ele se tornou popular. Nosso agradecimento é enorme”, disse a americana.

Seu Jorge canta em homenagem a Pelé

Por fim, após os discursos e os gestos em memória a Pelé, Seu Jorge apareceu no palco para cantar “Changes”, encerrando o momento de homenagens ao Rei do Futebol e dando início às premiações.

Seu Jorge cantou em homenagem a Pelé – Reprodução/FIFA

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários