Mauro Galvão levanta a taça de campeão do Vasco na Libertadores
Mauro Galvão levanta a taça de campeão do Vasco na Libertadores - Foto: EDISON RIOFRIO / AFP

A conquista da Libertadores por parte do Vasco completa, nesta segunda-feira (26), 26 anos. E o perfil da competição no X (antigo Twitter) aproveitou o aniversário, então, para exaltar o título vascaíno, conquistado diante do Barcelona-EQU, no estádio Monumental Isidro Romero Carbo, em Guayaquil em 26 de agosto de 1998, ano do centenário do clube.

Na ocasião, o Vasco venceu o duelo da volta por 2 a 1, gols de Luizão e Donizete, confirmando, assim, a vantagem imposta no jogo de ida, em vitória por 2 a 0, também com gols da dupla. A campanha é extremamente exaltada exatamente por ocorrer poucos dias após o aniversário de 100 anos do Cruz-Maltino e, claro, pela força dos adversários.

Mauro Galvão levanta a taça de campeão do Vasco na Libertadores – Foto: EDISON RIOFRIO / AFP

LEIA MAIS: Vasco tem cinco pendurados para enfrentar o CAP

Campanha do Vasco

E a conquista não foi fácil. Afinal, a equipe de São Januário precisou eliminar os três campeões anteriores na fase de mata-mata antes de chegar à final. Nas oitavas, eliminou o campeão corrente Cruzeiro (2 a 1 em São Januário; 0 a 0 no Mineirão). Depois, passou pelo Grêmio, que vencera o torneio em 1995. Após 1 a 1 em Porto Alegre, no antigo Olímpico, o Vasco venceu por 1 a 0, em São Januário – gol do atual presidente Pedrinho, que também marcou no RS.

Já na semifinal, então, a vítima foi o River Plate, vencedor da edição de 1996. No Caldeirão cruz-maltino, vitória por 1 a 0 graças a belo gol de Donizete. Na volta, uma partida que é mais marcada até mesmo do que a grande decisão. Afinal, o Vasco perdia por 1 a 0 e sofria pressão dos donos da casa. Até que, aos 37′ do segundo tempo, Juninho Pernambucano cobrou falta perfeita e fez um dos gols mais importantes da história do Gigante da Colina, garantindo o 1 a 1 e a vaga na final.

Contra o Barcelona, o Vasco era favorito. E, fazendo valer do seu favoritismo, venceu na ida por 2 a 0, assumindo grande vantagem para o jogo da volta. Em Guayaquil, nova vitória – esta, por 2 a 1 -, e o troféu rumando para São Januário pela primeira vez.

Veja a postagem

Vasco também faz exaltação

O Gigante da Colina não deixou passar em branco a comemoração. Também nesta segunda, o Vasco publicou em suas redes sociais, relembrando que a Libertadores de 1998 foi a segunda vez que o time conquistou a América do Sul.

Em 1948, o Cruz-Maltino venceu o Sul-Americano de Clubes Campeões, torneio que serviu de inspiração para a criação da Libertadores e da Champions League. Na ocasião, o time empatou em 0 a 0 com o River Plate (ARG) na última rodada e garantiu, assim, o título invicto, sendo o primeiro campeão continental do mundo.


Siga nosso conteúdo nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários