Um especialista em leitura labial endossou a acusação de Edenilson, do Internacional, de que Rafael Ramos, do Corinthians, cometeu uma injúria racial na partida do último sábado. De acordo com o perito judicial Roberto Meza Niella, que analisou as imagens por solicitação da “Rádio Gaúcha”, o lateral-direito do Timão teria, de fato, usado a palavra “macaco” para se dirigir ao atleta do Inter.

Edenilson acusou Rafael Ramos de ter o chamado de “macaco” – Silvio Avila/Getty Images

“Eles estão de frente para a câmera e é possível ler o posicionamento dos lábios do Ramos. Podemos identificar de forma tênue a frase que todo mundo está dizendo, que é a palavra ‘macaco’. E vem na sequência um palavrão que não fica muito claro na definição dos lábios dele. Temos que tomar esse cuidado, mas me parece que é ‘do cara***’. A frase completa seria ‘macaco do cara***'”, afirmou o perito judicial à “Rádio Gaúcha”.

De acordo com a súmula da partida, Rafael Ramos admitiu que falou “cara***”, mas teria falado “mano, cara***”. No entanto, o especialista em leitura labial descarta esta hipótese.

“No posicionamento dos lábios é completamente diferente. Não existe nenhuma possibilidade dele ter falado a palavra “mano”. Nos lábios dele são bem claros nos fonemas quando fala a palavra “macaco”. Essas variações linguísticas algumas vezes dificultam um pouco. Trata-se do português de Portugal e isso é avaliado nesse tipo de análise. Nesse caso, porém, não dificultou na análise”, afirmou Roberto Meza Niella.

Vale ressaltar que esta análise não será usada pela justiça. De acordo com a delegada que está cuidando do caso, o Instituto-Geral de Perícias será acionado para fazer a avaliação das imagens da partida do último sábado, pelo Campeonato Brasileiro.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram Facebook.

Comentários