Categorias Fluminense

Personagem do gol de barriga de 95, Ailton estreia no Fla-Flu

Como Marcão testou positivo para Covid-19, o Fluminense terá o auxiliar Ailton Ferraz à beira do campo no Fla-Flu desta quarta-feira (6). Um velho conhecido da torcida do Fluminense e responsável por uma das lembranças mais felizes dos tricolores no clássico. Afinal, o ex-meia foi o responsável pela jogada do gol de barriga de Renato Gaúcho, que deu a vitória por 3 a 2 no Maracanã e garantiu o título carioca de 1995.

Ailton comandou o treino de terça-feira – MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Inclusive, na súmula daquele jogo, o gol do título do Fluminense foi creditado a Ailton, que até hoje brinca com Renato Gaúcho sobre isso. Um diz que o que vale é o que está na súmula. O outro garante que a bola sairia se não tivesse a sua barriga lá.

Independentemente do crédito do gol, o certo é que a jogada, com dribles sobre Charles Guerreiro e depois o chute com desvio na barriga de Renato Gaúcho, está marcada para sempre na história dos Fla-Flus. E Ailton tornou-se ídolo da torcida, graças ao título de 1995, que acabou com uma fila de quase nove anos sem conquista. Ainda mais contra um rival que tinha um time melhor e contava com Romário, melhor jogador do mundo em 1994.

E agora, como técnico interino, Ailton poderá escrever mais um capítulo no Fla-Flu. Revelado pelo Flamengo, onde foi campeão brasileiro de 1987, o agora auxiliar criou grande identificação com os tricolores depois de 1995. E poderá retribuir o carinho com uma vitória aos moldes daquela conquista, comandando um time bem menos badalado do que o do rival.

Carreira

A missão não será fácil, mas uma vitória pode representar a Ailton um passo na carreira. Afinal, ele voltou a ser auxiliar no Fluminense, após passagens sem muito destaque como técnico em clubes menores. Após fazer boa campanha e chegar à semifinal da Taça Guanabara der 2007, pelo America, ele comandou equipes pequenas do Rio e foi auxiliar de Jorginho no Goiás, no Figueirense e no Flamengo, além do Kashima Antlers (JAP).

Depois, voltou a ser técnico no futebol carioca e ainda passou por Brasiliense e Tupi. Seu último trabalho foi na Portuguesa da Ilha, antes de aceitar o convite do Fluminense. Com a saída de Odair Hellmann, Ailton assumiu a equipe sub-23 no lugar de Marcão e disputou três partidas, com três empates.

Editor Jogada 10

Posts Recentes

Na reestreia de Thiago Silva, Fluminense vence o Cuiabá e deixa a lanterna do Brasileirão

No aniversário de 122 anos, o Fluminense e sua torcida ganharam um presente importante. Na…

21 de julho de 2024

Werton se despede do Flamengo e é anunciado pelo Leixões; veja valores

O Leixões, de Portugal, oficializou a contratação de Werton neste domingo (21) através das redes…

21 de julho de 2024

Rafinha coloca empate contra Juventude na conta da arbitragem

O São Paulo não fez uma grande partida no empate sem gols diante do Juventude…

21 de julho de 2024

Viagem com affair e camisa do Neymar: Yamal curte férias após Eurocopa

Após ostentar o 'título' de melhor jogador jovem da Eurocopa 2024, Lamine Yamal escolheu a…

21 de julho de 2024

Fortaleza vence Atlético-GO e segue invicto como mandante no Brasileirão

Ninguém para o Fortaleza na Arena Castelão! A equipe de Vojvoda venceu o Atlético-GO por…

21 de julho de 2024

Bragantino, com um a menos, suporta pressão e derrota o Athletico

O Bragantino obteve uma grande vitória sobre o Athletico, neste domingo (21), em Bragança Paulista…

21 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!