O Peru conseguiu a sua primeira vitória na Copa América. Neste domingo (20), em Goiânia, no Estádio Olímpico, a seleção do técnico Gareca derrotou a Colômbia por 2 a 1, pela terceira rodada do Grupo B.   Os gols foram de Peña e Mina (contra) para o Peru, e de Borja, de pênalti, para a Colômbia. O triunfo acabou com um jejum de dez anos sem vitória peruana sobre o rival (a última havia sido na Copa América-2011).

Confira a classificação da Copa América

A Colômbia (de amarelo) foi surpreendida pelo Peru em Goiânia – Joedson Alves/imago images/Agencia EFE

Com o resultado, a Colômbia permanece com quatro pontos, em segundo lugar do Grupo B, atrás do Brasil, que tem seis e será seu rival nesta quarta-feira. O peru foi para três pontos, em terceiro lugar, ultrapassando Venezuela (dois pontos) e Equador (um).

O primeiro tempo teve  a Colômbia com maior atitude ofensiva. Já o Peru procurou evitar que o rival chegasse à sua área e, quando tinha a bola, era muito veloz. Assim, embora  os colombianos criassem, apenas assustaram num chute de Cuadrado que foi para fora.  Já o  Peru foi mais feliz. Aos 16, Yotún chutou na trave e, no rebote, Peña tocou para a rede. Peru 1 a 0.

O segundo tempo foi bem mais animado. A Colômbia, que voltou bem melhor e chegou ao empate aos cinco minutos. Num erro de marcação, os peruanos deixaram Borja livre e ele foi derrubado pelo goleiro Gallese. Pênalti que Borja cobrou e marcou.  Aos 16, um lance estranho recolocou o Peru na frente. Após escanteio pela direita, abola bateu em Mina e foi em direção ao gol. Ospina salvou, mas a bola passou da linha: 2 a 1. Daí para a frente foi ataque contra defesa, com a Colômbia perdendo muitas chances e o goleiro Gallese salvando tudo.

COLÔMBIA  1 x 2 PERU

Data: 20/6/2021 – 3ª rodada do Grupo A da Copa América
Local:  Estádio Olímpico, Goiânia (GO)

COLÔMBIA: Ospina, Medina (Morelos, aos 35′ do 2ºT), Mina, Davinson Sánchez; Tesillo, Barrios, Pérez (Cuellar, aos 14′ do 2ºT) , Cuadrado e Cardona (Chará, aos 24′ do 2ºT) ; Zapata (Muriel, aos 15′ do 2ºT) e Borja. TEC: Reinaldo Rueda
PERU: Gallese, Corzo, Ramos, Christian Ramos, Callens e Marcos López; Tapia, Yotún, Carillo e Cueva (Garcia, aos 47′ do 2ºT); Peña (Cartagena, aos 37′ do 2ºT) e Lapadula (Ormeño, aos 37′ do 2ºT). TEC: Ricardo Gareca

Gols: Peña, aos 16′ do 2ºT (0-1); Borja, de pênalti, aos 5′ do 2ºT (1-1); Mina, contra, aos 19′ do 2ºT (1-2)

Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Martin Soppi e Edwar Saavedra (BOL)
VAR: Andrés Cunha (URU)

Cartões amarelos:  Borja (COL); Carrillo, Gallese (PER)

Comentários