Peru e Paraguai abrem, nesta sexta-feira (2/7), às 18h,  no Estádio Olímpico de Goiânia, a fase de quartas de final da Copa América. Os peruanos terminaram em segundo lugar no Grupo B, com sete pontos, enquanto os paraguaios ficaram em terceiro lugar no Grupo A, com seis pontos. As seleções vem com bom histórico. Nas últimas três edições, o Paraguai chegou na semifinal em duas. O Peru é o atual vice-campeão, perdeu para o Brasil.

O jogo se desenha uma briga de ataque contra a defesa. O Paraguai do treinador Eduardo Berizzo sempre busca controlar a bola. O Peru do treinador Gareca quase sempre aposta em contra-ataques. As duas seleções entrarão desfalcadas. Os paraguaios não terão o seu principal articulador, Almirón, que se lesionou na rodada passada (derrota para o Uruguai, por 1 a 0). Já o Peru segue sem o zagueiro Abraham, não recuperado de lesão e que, no máximo, fixará no banco. Vale lembrar que o maior ídolo peruano, Paolo Guerrero, nem sequer foi convocado.

O lateral-esquerdo peruano Trauco treina com afinco. Ele é um dos jogadores mais importantes do esquema do treinador Gareca, que tentará levar o Peru a mais uma semifinal de Copa América  -Federação Peruana de Futebol/ AFP)

Onde assistir

A Fox Sports transmite a partir das 18h.

Como está o Peru

O treinador Ricardo Gareca, embora tenha feito mistério na coletiva desta quinta-feira, tem o time definido. No treino desta quinta-feira, escalou a zaga com Christian Ramos e Anderson Santamaría, este no lugar da Abraham. No mais, o time será o mesmo que venceu a Venezuela.

Gareca diz que espera o Paraguai jogando de forma agressiva, como é a sua característica desde que o treinador Eduardo Berizzo assumiu:

“Nosso rival sabe o que quer em campo, é forte com a bola no pé. Por isso, quanto mais atentos estivermos durante o jogo, mais sucesso teremos” disse Gareca, que elogiou o poder de reação da sua seleção após ter sido goleada pelo Brasil na estreia:

“Foi uma arrancada difícil, porém a equipe reagiu no momento certo e terminamos fazendo uma boa fase de grupos em segundo lugar. Ressalto a reação que tivemos, pois não há tempo para treinar.”

Como está o Paraguai

O treinador Eduardo Berizzo retorna com os jogadores poupados na derrota por 1 a 0 para o Uruguai (quando o time já estava classificado): o zagueiro Gustavo Gómez, o lateral-esquerdo Arzamendia e o apoiador Lucena. Este último se recuperou de lesão. Gómez e Arzamendia estavam pendurados e, caso levassem amarelo contra o Uruguai, ficariam suspensos nas quartas. Mas está desfalcado do seu cérebro criativo, Almirón, o que o preocupa:

Gustavo Gomez (número 15) se diverte com os companheiros durante o treino do Paraguai. Zagueiro que defende o Palmeiras é um dos destaques da seleção do técnico Berizzo  – Mauro Pimentel / AFP)

“Miguel (Almirón) é importante para nós. A sua ausência nos obriga a imaginar um substituto à sua altura para a equipe funcionar da mesma forma.”

Mesmo sem o apoiador titular, Berizzo disse que a equipe seguirá a mesma linha tática, buscar sempre o ataque. Mas considera o Peru um rival complicado:

“É nossa característica. Mesmo não jogando tão bem, estamos sempre buscando o resultado até o fim. Contra a Argentina e o Uruguai, demos a cara a tapa e tentamos a todo custo o melhor resultado. Nas partidas que vencemos, foi com justiça.”

PERU X PARAGUAI

Data e Horário: 2/7/2021 – às 18h
Local: Estádio Olímpico, Goiânia (GO)

PERU: Gallese, Corzo, Christian Ramos, Santamaría e Trauco; Renato Tapia, Yotún, Sergio Peña e André Carrillo; Christian Cueva e Lapadula. TEC: Ricardo Gareca

PARAGUAI: Anthony Silva; Gustavo Gómez, Junior Alonso e Martínez; Espínola, Villasanti, Lucena e Arzamendia;  Angel Romero, Braian Samudio e Carlos González. TEC: Eduardo Berizzo

Árbitro: Esteban Ostojich (URU)
Auxiliares: Carlos Barreiro e Martin Soppi (Ambos do Uruguai)
VAR: Mauro Vigliano (ARG)

Siga o Jogada10 nas redes sociais:  TwitterInstagram e Facebook

Comentários