Mariano Soso no comando do Melgar durante a última edição da Copa Libertadores
Mariano Soso no comando do Melgar durante a última edição da Copa Libertadores - Foto: Diego Ramos/AFP via Getty Images

Em busca da reconstrução após fracassar na tentativa de voltar à elite, o Sport recorre a um técnico argentino para ter mais sucesso em 2024. Afinal, anunciou nesta terça-feira (5) a contratação de Mariano Soso, que realizou bom trabalho à frente do Melgar, do Peru. A apresentação do novo comandante rubro-negro está marcada para quinta-feira, na Ilha do Retiro.

Soso chega ao clube pernambucano em substituição a Enderson Moreira, dispensado na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro. O vínculo entre as partes tem a duração de uma temporada. Ou seja, até dezembro de 2024.

O Sport destacou, ainda, que “o treinador está dentro do perfil que o comitê gestor de futebol entende como adequado para o comando técnico rubro-negro”. Com um traço de propor jogo e agressividade ofensiva em suas equipes, Soso é defensor de um futebol vertical. Não à toa, é conhecido como um fiel discípulo de Marcelo Bielsa.

Mariano Soso no comando do Melgar durante a última edição da Copa Libertadores – Foto: Diego Ramos/AFP via Getty Images

Valorização da base também foi ponto a favor

Além destas características destacadas pelo clube, a valorização da base também foi um ponto favorável à contratação do profissional de 42 anos.

“Fomos atrás do perfil de um técnico que priorizasse o desenvolvimento dos atletas jovens, inclusive com um estilo de jogo que potencialize isso. Esse foi um ponto fundamental para a escolha”, afirmou João Marcelo Barros, membro do comitê gestor de futebol do Leão.

Mariano Soso já está em contato com o departamento de futebol rubro-negro para traçar um panorama sobre o planejamento da próxima temporada. E já houve, aliás, uma primeira indicação: a permanência do compatriota Alan Ruiz, que atua como um dos armadores do Leão.

No currículo de Soso, constam trabalhos à frente de Defensa y Justicia, Gimnasia e San Lorenzo, todos da Argentina, Emelec, do Equador, O´Higgins, do Chile e, por fim, o Melgar. Pelo time peruano, aliás, o treinador foi vice-campeão nacional e o responsável pela condução à fase prévia da Libertadores-2024 com uma arrancada. Ao longo das 38 rodadas, foram 18 vitórias, 13 empates e apenas sete derrotas.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários