“Vou morrer aqui”.  Com esta declaração de amor ao Barcelona, Gerard Piqué se despediu da zaga do clube. No entanto, ele está com as atenções voltadas para o gabinete da administração. E deixou a porta aberta. Afinal, na despedida do gramado, no sábado (5), Piqué  ouviu gritos de “Presidente” vindos da arquibancada. Dessa forma, ficou claro o apoio da torcida a um desejo que o agora ex-jogador nunca escondeu: ocupar um cargo de direção no Barça.

“Isso não é uma despedida. Eu já saí com 17 anos, meu avô me fez sócio ao nascer, nasci aqui e vou morrer aqui. Barça sempre”, disse.

Piqué deixa uma história de sucesso como zagueiro e está de olho na direção do clube – Foto: JOSEP LAGO/AFP via Getty Images)

História no Barça

Quando disse que saiu do clube aos 17 anos, Piqué referiu-se ao curto período em que deixou o Barcelona, entre 2004 e 2008, para jogar no Zaragoza, da Espanha, e no Manchester United, na Inglaterra. Mas todo o restante de sua carreira foi no clube do coração, desde a sua formação aos 14 anos de idade, em 2001, até agora, quando sai de Camp Nou com três títulos de Champions League e 8 taças do Campeonato Espanhol, entre outras conquistas. Ao todo, foram 615 jogos. Assim, Piqué é o quinto jogador com maior número de partidas pelo Barça, atrás de Messi, Xavi, Busquets e Iniesta.

Gesto de grandeza

Aos 35 anos, o zagueirão de 1,94 metro – autor de 52 gols no clube – se aposenta quando ainda falta um ano e meio para o fim do contrato, o que causou surpresa no meio do futebol. Mas a decisão é reflexo da fase de baixa, em que Piqué não vem sendo muito aproveitado como titular. Atual técnico – e ídolo – dos Blaugranas, Xavi disse que a decisão pela aposentadoria é “um gesto de grandeza” e que Piqué “é uma lenda do clube e merece todo o reconhecimento”. 

Torcedores gritaram “Presidente” na despedida de Piqué, demonstrando apoio ao zagueiro para um posto no gabinete catalão – Foto: Josep LAGO / AFP) (Photo by JOSEP LAGO/AFP via Getty Images)

Lágrimas e aplausos

No sábado, a despedida foi com lágrimas e muitos aplausos. Diante de 92 mil torcedores na casa do Barcelona, o Camp Nou, Piqué entrou em campo ao lado dos filhos Milan e Sasha para a partida contra o Almería, válida pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol. Piqué jogou no primeiro tempo e foi substituído por Christensen na etapa final. Após o jogo, em que o Barça venceu por 2 a 0, tornando-se líder na tabela, Piqué chorou. Ele fez um breve discurso e deu um “até logo” para o público, sob aplausos efusivos. Além da história vitoriosa no Barcelona, Piqué também fez parte das conquistas da Copa do Mundo de 2010 e da Eurocopa de 2012, pela Seleção Espanhola.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Comentários