O Porto de forma heroica se classificou para às quartas de final da Liga dos Campeões, ao perder na prorrogação para a Juventus por 3 a 2, em Turim. Com o triunfo no jogo de volta das oitavas de final, após o vencer a ida em Portugal por 2 a 1, os portistas avançaram de fase na Champions com o brilho do meia Sério Oliveira, que marcou dois gols. Os Dragões ainda tiveram no início do segundo tempo, o iraniano Taremi expulso, valorizando ainda mais a classificação portista. Cristiano Ronaldo não marcou, e ainda teve uma fraca atuação na partida. Chiesa (2) e Rabiot fizeram os gols italianos.

Juventus x Porto - Divulgação/Juventus
Cristiano Ronaldo passou em branco com uma fraca atuação – Divulgação/Juventus

O primeiro tempo teve o Porto com uma postura mais inteligente. Com o resultado do jogo de ida embaixo dos braços, os portugueses usaram os contra-ataques para assustar os italianos. O Juventus teve a primeira grande chance logo aos três minutos, com Morata acertando um violenta cabeçada, após cruzamento de Cuadrado, para um espetacular defesa de Marchesín. A resposta portista veio três minutos depois com Taremi acertando a trave de Szczesny. O gol do Porto veio de forma polêmica. Aos 17 minutos, Taremi se antecipou a Demiral dentro da área, leva um tranco e cai. Pênalti duvidoso, confirmado pelo árbitro Björn Kuipers, e muito bem convertido por Sérgio Oliveira. 1 a 0 para o Dragão. Com Cristiano Ronaldo pouco inspirada, a Juve sentiu o gol, e quase tomou o segundo gol com Corona batendo cruzado aos 25 minutos. Os portugueses foram para o intervalo vencendo de forma justa a etapa inicial. O volante brasileiro Arthur (ex-Grêmio) fez um primeiro regular.

SEGUNDO TEMPO COM EXPULSÃO E VIRADA DA JUVE

O cenário positivo do Porto no primeiro tempo, mudou totalmente na etapa final. Logo aos quatro minutos, Chiesa empatou pegando de primeira a ajeitada de Cristiano Ronaldo, acertando o o canto superior de Marchesín. Para piorar ainda mais para os portugueses, o atacante iraniano Taremi tomou dois cartões amarelos em dois minutos, e acabou sendo expulso. Os bons ares definitivamente mudaram de lado. Com um a mais em campo, a Velha Senhora conseguiu a virada novamente com Chiesa, escorando de cabeça aos 18 minutos o bom levantamento de Cuadrado. 2 a 1. Os juventinos cresceram de produção, com destaque no meio para Arthur, Rabiot e Cuadrado. Cristiano Ronaldo continuava com uma atuação apagada. Os donos da casa aumentaram a pressão na reta final do jogo para evitar a prorrogação, enquanto tentava se segurar, buscando uma bola salvadora. Cuadrado ainda acertou o travessão aos 48 minutos. A partida no tempo regulamentar terminou 2 a 1, mesmo placar do primeiro jogo em Portugal, seguindo para a prorrogação.

Sergio Oliveira comemora um dos seus dois gols no jogo em Turim – Photo by Marco BERTORELLO / AFP

PRORROGAÇÃO

A Juventus parecia cansada no tempo extra do jogo, e encontrava muita dificuldade para furar a retranca portista. Os dragões passaram a assustar mais nos contra-ataques, mesmo na prorrogação com um a menos em campo. O Porto demonstrou um bom preparo físico no primeiro tempo da prorrogação. A Juventus não conseguiu nenhuma chance real de gol. Na etapa final, o Porto seguiu se desdobrando na marcação, com uma Juve desorganizada tentando o terceiro. Teve uma boa chance com Morata, mas defendida com tranquilidade por Marchesín. A luta do Porto foi recompensada aos dez minutos do segundo tempo da prorrogação, com Sérgio Oliveira cobrando falta no canto esquerdo de Szczesny, que falhou na defesa. 2 a 2. Um minuto depois, a Juventus ficou na frente de novo com a cabeçada de Rabiot, após uma cobrança de escanteio. 3 a 2. Mas, não deu tempo para o quarto gol. O Porto perdeu, mas avançou de fase com muita luta e dedicação da equipe portuguesa.

Comentários