Portugal e Espanha incluíram mais uma país na candidatura para sedias a Copa do Mundo de 2030. Nesta quarta-feira, as duas federações anunciaram que a Ucrânia se juntou ao grupo para poder sediar o Mundial. Os presidentes das três federações fizeram o anúncio em entrevista coletiva na sede da Uefa, na Suíça.
“É uma honra anunciar que Portugal e Espanha incorporaram a Ucrânia na candidatura conjunta à Copa do Mundo de 2030. As duas federações comunicaram a sua intenção à Uefa, que manifestou o seu total apoio. Tem significado especial fazer este anúncio na casa do futebol europeu. O futebol é muito mais do que futebol”, afirmou Fernando Gomes, presidente da Federação de Portugal.
“Cada um de nós representa o futebol português, espanhol e ucraniano. Mas juntos representamos a transformação e o exemplo de que o futebol pode melhorar a sociedade. Acho que na Espanha todos apoiam a integração da Ucrânia nesta candidatura”, completou Luis Rubiales, mandatário da federação espanhola.
Os países esperam que a inclusão da Ucrânia, em meio ao contexto da guerra com a Rússia, chame a atenção e aumente as chances do grupo. Assim, eles também desejam passar uma mensagem de paz para o mundo.
🔴 España y Portugal incorporan a Ucrania en la candidatura para el #Mundial2030
👉🏻 El proyecto quiere lanzar a la sociedad un mensaje de esperanza a partir del poder transformador del fútbol
🔗 https://t.co/aTVbv9ta0x#Vamos2030 pic.twitter.com/RIDNjkb70q
— RFEF (@rfef) October 5, 2022
Espanha e Portugal já trabalham na candidatura conjunta há alguns anos. Os espanhóis, inclusive, já anunciaram os estádios do país que deve receber o Mundial. Por outro lado, recentemente a Conmebol também formalizou a candidatura em conjunto de Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai. Assim, a Fifa anunciará a sede da Copa de 2030 em congresso agendado para 2024.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Comentários