Portugal e França empataram em 2 a 2 na tarde desta quarta-feira, em partida histórica para o craque Cristiano Ronaldo. Com os dois gols marcados de pênalti, o camisa 7 chegou aos 109 gols com a camisa de Portugal e igualou o recorde do iraniano Ali Daei, como o maior artilheiro da história de todas as seleções. Pelo lado da França, Karim Benzema também balançou a rede em duas oportunidades. O atacante do Real Madrid voltou a marcar um gol pela seleção da França depois de quase seis anos. A última vez foi em outubro de 2015.

Na Puskás Arena, em Budapeste, ambas seleções garantiram a classificação para as oitavas de final da Eurocopa. O empate em 2 a 2 assegurou os franceses na liderança do Grupo F com cinco pontos, seguidos por Alemanha e Portugal, com quatro (os alemães levam vantagem no confronto direto). As três grandes seleções do “grupo da morte” avançaram para a próxima fase da Euro. Na lanterna do grupo, a Hungria encerrou a sua participação com apenas dois pontos.

Na fase eliminatória da Eurocopa, a França vai encarar a Suíça na próxima segunda-feira (28), às 16h, na National Arena, na Romênia. Já a Alemanha, vai medir forças contra a Inglaterra, na próxima terça-feira (29), às 13h, em Wembley, enquanto Portugal vai enfrentar a Bélgica, líder do ranking de seleções da Fifa, no próximo domingo (27), às 16h, no Estádio Olímpico de La Cartuja,
em Sevilha.

Cristiano Ronaldo comemora o gol histórico marcado diante da França – Bernadett Szabo / POOL / AFP

 

O jogo

A partida esteve bem equilibrada desde os minutos iniciais, com ambas seleções se respeitando bastante e evitando se expor. Cristiano Ronaldo teve a primeira oportunidade de cabeça, e Mbappé teve a resposta quando saiu cara a cara com o goleiro Rui Patrício após lindo passe de Pogba. Com o passar do tempo, a França conseguiu ter o controle do jogo e dominava a posse de bola ofensiva. Entretanto, em um momento em que a França era superior, após uma cobrança de Moutinho, o goleiro Lloris saiu mal do gol e fez pênalti no volante Danilo Pereira. Cristiano Ronaldo converteu a penalidade e abriu o placar para Portugal aos 30 minutos. A França sentiu o gol sofrido e pouco conseguiu produzir até o fim da primeira etapa, controlada pelos portugueses, confiantes com a vantagem no placar. Entretanto, quando a vitória portuguesa parecia prevalecer até o intervalo, o juiz assinalou um pênalti duvidoso do lateral Semedo em Mbappé, e Benzema converteu a cobrança para deixar tudo igual no placar aos 46 do primeiro tempo.

Ambas seleções voltaram do intervalo com alterações na equipe e após uma linda bola enfiada de Pogba, Benzema, de novo, saiu de cara com Rui Patrício e virou o placar para a França logo no primeiro minuto. Cristiano Ronaldo tentou dar a resposta com uma cabeçada na pequena área, mas apesar do susto, a bola saiu pela linha de fundo. Depois de outra jogada individual de CR7, a bola bateu na mão de Koundé e o juiz marcou o terceiro pênalti da partida. O próprio Cristiano converteu a cobrança e marcou um gol histórico, aos 15 minutos. A França fez algumas mudanças na equipe depois de sofrer o empate, e o goleiro Rui Patrício fez uma grande defesa que impediu o terceiro gol francês, desta vez de Pogba. Portugal parecia confortável com o empate e deixava a França pressionar e manter a posse de bola no campo de ataque. Nos minutos finais o ritmo de jogo diminuiu e o resultado de 2 a 2 era favorável tanto para França, como para Portugal, que avançaram para as oitavas de final após o empate nesta quarta-feira.

Momento do pênalti do goleiro Lloris (E) no volante Danilo Pereira (C), que culminou no primeiro gol de Cristiano Ronaldo no empate em 2 a 2 entre Portugal e França – Darko Bandic / POOL / AFP

Comentários