O “grupo da morte” desta Eurocopa será definido nesta quarta-feira (23). Portugal e França se enfrentam a partir das 16h, na Puskás Arena, em Budapeste, na Hungria, pela terceira e última rodada da primeira fase da Euro. O confronto será marcado pela reedição da última final entre portugueses e franceses, com transmissão ao vivo do canal “SporTV”.

Como chega Portugal

Na terceira colocação depois de vencer a Hungria por 3 a 0 na estreia e perder para a Alemanha por 4 a 2 na última rodada, Portugal soma apenas três pontos, mas um empate diante dos franceses nesta quarta-feira é suficiente para Portugal garantir a classificação para as oitavas de final e defender o título da Euro. Mesmo em caso de derrota para a França, o time comandado pelo técnico Fernando Santos pode ter chances de avançar como um dos quatro melhores terceiros colocados.

Cristiano Ronaldo comemora um de seus dois gols na vitória de Portugal por 3 a 0 sobre a Hungria, pela estreia nesta Eurocopa – Attila Kisbenedek / POOL / AFP

Sem problemas no elenco para o duelo contra a França, o técnico Fernando Santos concedeu entrevista coletiva nesta terça-feira (22), véspera da partida, e projetou o confronto que vai reeditar a última decisão da Eurocopa.

“Amanhã será um tipo de ataque diferente, com os meias atacando pelo fundo. Tem três atacantes móveis e dois meias que são capazes de realizar ataques no fundo, por vezes até Kanté. Avaliamos os últimos três jogos da França. Com Benzema em campo, Griezmann passou para a direita. Antes era mais um diamante, e nesses três jogos ele veio por dentro, muito do corredor central”, explicou o técnico Fernando Santos.

Técnico Fernando Santos durante entrevista por Portugal – Diogo Pinto / FPF

A provável escalação de Portugal para enfrentar a França deve contar com os seguintes jogadores: Rui Patrício; Nélson Semedo, Pepe, Rúben Dias e Raphaël Guerreiro; Danilo Pereira, Renato Sanches e Bruno Fernandes; Bernardo Silva, Cristiano Ronaldo e Diogo Jota.

Como chega a França

A França, seleção a ser batida nesta Eurocopa e atual campeã do Mundo, já está classificada para as oitavas de final, mas quer somar os três pontos para avançar de fase na liderança do Grupo F com ainda mais moral. Líder do grupo com quatro pontos, mesmo em caso de derrota, seguida  por uma vitória da Alemanha (vice-líder com os mesmos três pontos de Portugal), a França avança entre os quatro melhores terceiros colocados.

Na entrevista coletiva concedida pelo técnico Didier Deschamps na véspera da partida contra Portugal, o comandante francês fez questão de desconsiderar qualquer tipo de “revanche” depois de perder o título em casa na última edição da Eurocopa. Ele ressaltou a importância de tentar neutralizar as ações de Cristiano Ronaldo, principal jogador da seleção portuguesa.

Treino de seleção da França durante esta Eurocopa – Divulgação/FFF

“Não há motivação extra com a possibilidade de eliminar Portugal. A nossa ambição é conseguir o melhor resultado possível, que tenha impacto na classificação e, aliás, no nosso adversário. Sabemos que esta equipe portuguesa depende muito dos gols de Cristiano Ronaldo. Ele foi decisivo nos dois primeiros jogos e temos de tentar limitar a sua influência”, disse o técnico Didier Deschamps.

Sem problemas para escalar a França, Deschamps deve começar a partida com a seguinte formação: Lloris; Pavard, Varane, Kimpembe e Lucas Hernández; Pogba, Kanté e Rabiot (Tolisso); Griezmann, Benzema e Mbappé.

Anthony Martial (E) e o zagueiro Fonte (D) em disputa de bola na final da Eurocopa de 2016, na qual Portugal venceu por 1 a 0 e ficou com o título – Patrik Stollarz / AFP

Comentários