Futebol Internacional

Portugal vira nos acréscimos e bate República Tcheca em estreia na Euro 2024

Com emoção até o fim, Portugal venceu a República Tcheca por 2 a 1, de virada, e somou os primeiros pontos na Eurocopa 2024, nesta terça-feira (18), em Leipzig, na estreia das seleções no Grupo F. Mesmo com mais um recorde quebrado por Cristiano Ronaldo, que se tornou o jogador com mais participações em edições de Euro na história, com seis, o jovem Francisco Conceição foi o grande herói do triunfo. Em sua primeira partida em jogos oficiais pela seleção, o jovem aproveitou cruzamento e confirmou a vitória por 2 a 1 nos acréscimos da partida, menos de dois minutos após deixar o banco de reservas. Antes, Hranác, contra, havia balançado a rede para os portugueses. Por outro lado, Provod foi quem abriu o placar para a República Tcheca. Todos os gols foram marcados no segundo tempo.

Momento do primeiro gol de Portugal na vitória sobre a República Tcheca na Euro 2024 – Foto: Christophe Simon/AFP via Getty Images

Dessa maneira, a Turquia, que venceu a Geórgia por 3 a 1 em um dos melhores jogos da primeira rodada da fase de grupos da Euro, ficou com a liderança isolada do Grupo F pelos critérios de desempate. Ao mesmo tempo, Portugal é o vice-líder, seguido por República Tcheca e Geórgia, que não saíram do zero.

Maior artilheiro da história da Euro, Cristiano Ronaldo não conseguiu balançar a rede nesta terça-feira, mas fez uma partida com bastante volume de jogo no ataque. Além disso, ao entrar em campo, CR7 se tornou o único a disputar seis edições do torneio.

Outro recorde quebrado na partida entre Portugal e República Tcheca foi do luso-brasileiro Pepe. Com 41 anos de 113 dias, o zagueiro se tornou o jogador de linha mais velho a atuar em uma edição de Eurocopa.

O jogo

Apesar do domínio de Portugal no jogo, a seleção não criou muitas chances claras na partida e forçou muitos cruzamentos para Cristiano Ronaldo. Além disso, a melhor oportunidade na primeira etapa veio dos pés de CR7. O astro recebeu por baixo na área, girou e bateu para uma bela defesa do goleiro Stanek, um dos destaques da primeira etapa. Por outro lado, a República Tcheca aceitou o papel defensivo e segurou o empate até o fim do primeiro tempo.

As seleções voltaram do intervalo sem alterações na equipe e, apesar da pressão dos portugueses, o cenário era o mesmo da primeira etapa. A seleção portuguesa conseguiu trabalhar mais a bola e chegar com mais perigo ao gol adversário. No entanto, a República Tcheca surpreendeu e Provod acertou uma linda finalização de fora da área para inaugurar o placar aos 16 minutos. Com a necessidade de correr atrás do resultado, o técnico Roberto Martínez fez alterações na equipe e Portugal foi para cima. Em jogada aérea, uma infelicidade do sistema defensivo da República Tcheca acabou com gol contra do zagueiro Hranác, aos 23 minutos.

A pressão portuguesa chegou a surtir efeito quando Diogo Jota pegou rebote de CR7 e balançou a rede. No entanto, o camisa 7 estava impedido no lance e o segundo gol português foi anulado pelo VAR. Contudo, as alterações feitas por Roberto Martínez mudaram a história do jogo. Menos de dois minutos após deixar o banco de reservas, Francisco Conceição confirmou a vitória por 2 a 1 nos acréscimos da partida.

Portugal 2×1 República Tcheca

1ª rodada do Grupo F da Eurocopa 2024
Data e horário: terça-feira, 18/06/2024, às 16h (de Brasília)
Local: Red Bull Arena, em Leipzig (ALE)
Portugal: Diogo Costa; João Cancelo (Semedo, aos 44′ do 2t), Pepe, Dias, Nuno Mendes (Francisco Conceição, aos 45′ do 2t) e Dalot (Gonçalo Inácio, aos 18′ do 2t); Vitinha (Pedro Neto, aos 44′ do 2t), Bruno Fernandes, Bernardo Silva e Rafael Leão (Diogo Jota, aos 18′ do 2t); Cristiano Ronaldo. Técnico: Roberto Martínez.
República Tcheca: Stanek; Holes (Chory, aos 47′ do 2t), Hranac, Krejci; Coufal, Soucek, Provod (Barák, aos 33′ do 2t), Sulc (Sevcík, aos 33′ do 2t), Doudera; Kuchta (Lingr, aos 14′ do 2t) e Schick (Chytil, aos 15′ do 2t). Técnico: Ivan Hasek.
Gols: Provod, aos 16′ do 2t (0-1); Hranác (contra), aos 23′ do 2t (1-1); Francisco Conceição, aos 46′ do 2t (2-1)
Árbitro: Filippo Meli (ITA)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Árbitro: Marco Guida (ITA)
Auxiliares: Filippo Meli e Giorgio Peretti (ITA)
VAR: Massimiliano Irrati (ITA)
Cartões amarelos: Rafael Leão (POR); Schick (TCH)

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

Vitor

Posts Recentes

Turquia vence jogo tenso e se garante nas oitavas de final

Em jogo dramático, a Turquia venceu a República Tcheca por 2 a 1 nesta quarta-feira…

26 de junho de 2024

Geórgia vence Portugal e conquista classificação histórica na Euro

A Geórgia está nas oitavas de final da Eurocopa 2024 pela primeira vez na história.…

26 de junho de 2024

Terans treina entre os titulares no Fluminense para duelo com o Vitória

Após a demissão de Fernando Diniz, o Fluminense volta a campo nesta quinta-feira (27), às…

26 de junho de 2024

Keirrison relembra morte do filho e decisão familiar de deixar o futebol

Afastado do futebol desde 2018, Keirrison quebrou o silêncio sobre os motivos de ter deixado…

26 de junho de 2024

Árbitro da polêmica com Hulk é intimado pelo STJD para explicar cartões

O árbitro Rodrigo José Pereira foi intimado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para…

26 de junho de 2024

Rival do Flamengo na Libertadores, Bolívar acerta com reforço brasileiro

Rival do Flamengo nas oitavas de final da Copa Libertadores, o Bolívar acertou a contratação…

26 de junho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!