Futebol Brasil

Portuguesa arrasa Olaria e é tricampeã da Copa Rio

A Portuguesa da Ilha do Governador sagrou-se, neste sábado (14/10), campeã da Copa Rio-2023. Em seu estádio, o Luso-Brasileiro, bateu o Olaria na final por 3 a 0. Com isso, levantou o caneco pela terceira vez em sua história (levou também em 2000 e 2016).  Os gols foram de Macário, no primeiro tempo, e de Romarinho, duas vezes na etapa final. O Olaria buscava o primeiro título. A presença de público foi boa: 1.891 pagantes para a finalíssima.

O resultado foi totalmente justo. Afinal, a Lusa foi bem superior ao Olaria. O gol até demorou a sair, aos 34 do primeiro tempo. Após escanteio da esquerda, Macário cabeceou para  o gol. No segundo tempo, aos seis minutos, Romarinho ampliou, após receber de Macário, que caiu pela direita e deu passe açucarado ao companheiro. Pouco depois, aos 12, Romarinho ampliou, numa cabeçada certeira após grande jogada coletiva pela esquerda do ataque. Enfim, era esperar o juiz dar o apito final e fazer a festa com a torcida.

Romarinho comemora um de seus dois gols no 3 a 0 da Portuguesa sobre o Olaria, que valeu o título para a sua equipe – Foto: Úrsula Nery/FERJ

Portuguesa na Série D do Brasileiro 2024

Com a conquista, a Portuguesa teve o direito de escolher se preferia jogar a Série D do Brasileiro-2024 ou a Copa do Brasil-2024. Porém, antes mesmo da final os times, em comum acordo, já tinham definido. Dessa forma, a Lusa jogará a quarta divisão nacional e o Olaria jogará a Copa do Brasil.  Vale lembrar: a Portuguesa, quase subiu para a Série C do Brasileiro, mas não tinha vaga assegurada para a Série D-2024.

Mas a Lusa ainda poderá herdar uma vaga na Copa do Brasil. Isso ocorrerá no caso de Botafogo, Flamengo e Fluminense terminarem o Brasileirão na zona da Libertadores. Isso fará o Rio ganhar uma vaga-extra na Copa do BR e a Portuguesa é a primeira da fila, pela sua posição no último cariocão.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook.

 

Carlos Alberto

Repórter, setorista da Seleção Brasileira, colunista e editor do Jornal dos Sports entre 1998 e 2000. Editor, colunista e editor executivo do LANCE! de 2000 a 2020, Editor-chefe do Jogada 10 desde 2020. É formado pela Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha-RJ) e participou de coberturas de 6 Copas do Mundo (4 como enviado, 1 como chefe de reportagem 1 como editor-chefe), 2 Copas Américas, 1 Eurocopa, 2 Mundias de Clubes, 1 Olimpíada e 6 Champions League.

Posts Recentes

Claudinho, sonho do Flamengo, é titular na goleada do Zenit

Em jogo pela segunda rodada do Campeonato Russo, neste sábado (27/7), o Zenit visitou o…

27 de julho de 2024

Grêmio x Vasco: onde assistir, escalações e arbitragem

Grêmio e Vasco se enfrentam na noite deste domingo (28), às 19h, na Arena Condá,…

27 de julho de 2024

Atlético x Corinthians: onde assistir, escalações e arbitragem

Atlético e Corinthians se enfrentam neste domingo (28), às 19 horas (de Brasília),  na Arena…

27 de julho de 2024

Atlético de Madrid confirma acerto com Le Normand

O Atlético de Madrid confirmou neste sábado, 27/7, que chegou a um acordo com a…

27 de julho de 2024

Flamengo x Atlético-GO: onde assistir, escalações e arbitragem

Flamengo e Atlético-GO se enfrentam na tarde deste domingo (28), às 16 horas, no Maracanã,…

27 de julho de 2024

Brasil x Japão: onde assistir, escalações e arbitragem

A Seleção Brasileira enfrenta o Japão neste domingo (28), pela segunda rodada do Grupo C…

27 de julho de 2024

Este site usa Cookies para melhorar a experiência do Usuário!